SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Embalado pelo recente retrospecto positivo no Campeonato Brasiliano, com três vitórias nos três últimos jogos, o Palmeiras conta com as arquibancadas cheias do Allianz Parque para a partida decisiva contra o Botafogo nesta terça-feira (26), às 21h30 (horário de Brasília), pela 36ª e antepenúltima rodada do pátrio.
A venda de ingressos começou no sábado (23) para sócios-torcedores e, na manhã desta segunda-feira (25), para o público universal. Segundo a última parcial divulgada pelo clube, tapume de 20 milénio ingressos já foram vendidos.
A capacidade da estádio palmeirense é de tapume de 43 milénio torcedores, mas estará reduzida em aproximadamente 30% devido a um palco montado no gol setentrião para o show do cantor Roberto Carlos na quarta-feira (27).
“Estamos acostumados com a atmosfera do Allianz Parque, com o campo. Ter a nossa torcida do nosso lado é muito importante, sempre deixamos evidente que eles fazem a diferença”, afirmou o meia Raphael Veiga, responsável do gol que garantiu a vitória contra o lanterna Atlético-GO na última rodada.
Na partida de ida, no Nilton Santos, o Botafogo venceu por 1 a 0, gol de Tiquinho Soares. O jogo desta terça-feira terá transmissão da Orbe, SporTV e Premiere.
Líder em 19 das 35 rodadas do Brasiliano, o Botafogo perdeu a ponta da tábua na última rodada ao empatar em 1 a 1 com o Vitória em pleno Nilton Santos, enquanto o Palmeiras venceu o Atlético-GO por 1 a 0 fora de mansão.
Ambas equipes estão empatadas com 70 pontos cada, mas o alviverde fica adiante no critério de desempate, por ter mais vitórias -21 a 20.
As equipes repetem assim a disputa do ano pretérito, quando os cariocas lideraram a maior segmento do campeonato, mas caíram de produção na reta final, sendo superados pelo Palmeiras na tábua de classificação na 34ª rodada.
O time de Abel Ferreira chega em um momento melhor para o duelo que pode definir os rumos do Brasiliano de 2024, com três vitórias em sequência e o foco voltado exclusivamente para a competição pátrio.
Já o Botafogo vem de três empates e ainda divide as atenções com a decisão da Despensa Libertadores no próximo sábado (30), contra o Atlético-MG, em Buenos Aires.
Conforme cálculos do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federalista de Minas Gerais), a verosimilhança de o Palmeiras se sagrar vencedor brasílio em 2024 passou de 41,1%, até a 34ª rodada, para 64,2%, depois a 35ª. As chances do Botafogo caíram de 53% para 33,1%.
Para chegar às estimativas, os matemáticos da UFMG levam em consideração o histórico de vitórias, empates e derrotas de cada time no campeonato. Com base nesses resultados, fazem uma série de simulações que apontam quais equipes têm maior verosimilhança de vencer os rivais nos próximos duelos, considerando também quem é o mandante da partida.
Nas duas últimas rodadas, o Palmeiras visitante o Cruzeiro e encerra sua participação no Brasiliano recebendo o Fluminense, no dia 8. Já o Botafogo visitante o Internacional e joga na sequência com o São Paulo, no Nilton Santos.
“É mais uma final, vale os mesmos três pontos que em outros jogos. Sabemos da grande equipe que é o Botafogo, do campeonato que estão fazendo, uma equipe que tem desenvolvido nos últimos anos. Nosso compromisso é com nós mesmos, fazer o nosso melhor, e no final desses três jogos vamos ver a colocação. É ter a cabeça tranquila, suportar a pressão, e nos preparar para passar por tudo isso”, disse Veiga.
Leia Também: Harry Kane se defende de críticas por não marcar contra rivais grandes: ‘Fora do contexto’