Outubro é o mês da conscientização e prevenção do câncer de seio. Apesar da campanha Outubro Rosa já acontecer há mais de 15 anos no Brasil, uma pesquisa recente revelou que há muita falta de informação acerca da doença. De acordo com estudo conduzido pelo Ibope Inteligência, em parceria com a farmacêutica Pfizer, a maioria dos entrevistados desconhece os fatores de risco para a enfermidade.
Segundo o levantamento, 73% dos entrevistados (entre homens e mulheres) associaram o aparecimento de câncer nos seios à herança genética. Também foi preocupante a descoberta de que 77% das mulheres confiam mais na própria avaliação (o autoexame) em casa do que na mamografia, que é a maneira mais eficaz de diagnosticar a doença precocemente.
O estilo de vida, apontado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) como o maior responsável pelo surgimento de tumores, só foi citado por 23% das pessoas.
Muito além da herança genética, o sedentarismo, a obesidade e o consumo de álcool também podem influenciar no desenvolvimento da doença.
Para destacar a importância da campanha Outubro Rosa, veja como foram as lutas de estrelas brasileiras e internacionais contra esse tipo de câncer.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle