“Orquestra de Sucata” engaja e conscientiza crianças das escolas da rede pública municipal com apresentação sobre sustentabilidade

A manhã de terça-feira (29) foi de muita música, animação e conscientização ambiental para os alunos da E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego”, situada no Conjunto Habitacional Herbert De Souza, Zona Norte da cidade. Isso porque foi a vez de a unidade receber a “Orquestra de Sucata”, um projeto socioambiental que utiliza sucata e materiais recicláveis para sensibilizar os estudantes a respeito da importância de temas globais, como reciclagem, responsabilidade ambiental e sustentabilidade.

Patrocinada pela Toyota, com realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), nas apresentações da Orquestra realizadas no município. O projeto já promoveu 210 oficinas musicais culturais, de forma gratuita, em escolas da rede pública de ensino do município. Ao todo, estão sendo beneficiados mais de 630 alunos que, ainda, participarão de oficinas de percussão, criando instrumentos feitos com sucata e materiais recicláveis.

A E.M. “Prof.ª Genny Kalil Milego” é uma das 15 unidades escolares que estão participando do projeto, que aborda as temáticas de reciclagem e da sustentabilidade, levando música, cultura e educação ambiental para o ambiente escolar. Além das oficinas, também integram a programação 30 espetáculos musicais realizados pela Orquestra, que têm o propósito de destacar, por meio da música, a importância do cuidado com o meio ambiente. O concerto especial conta com dez músicas instrumentais de autoria do grupo, todas executadas com os instrumentos confeccionados pelos próprios integrantes, a partir da reutilização de diversos materiais, como, por exemplo, latas, garrafas, canos de PVC, tábua de cozinha, pedaços de metal, entre outros.

Durante a apresentação, a secretária da Educação de Sorocaba, Marlene Leite, interagiu com os alunos e demonstrou toda satisfação em presenciar a alegria e o envolvimento de todos. “A empolgação dos alunos traduz o que estamos sentindo. As crianças são prioridade e iniciativas, como essa, que conseguem despertar o melhor de cada um, por meio da música, serão sempre muito bem-vindas nas nossas unidades de ensino”, disse.

Muito importante trazer para as nossas crianças, desde cedo, questões voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Ao utilizar a musicalização como recurso pedagógico, torna-se o aprendizado muito mais prazeroso e significativo. Com o projeto, é possível notar o brilho no olhar dos alunos”, ressaltou o gestor responsável pelo projeto na Sedu, Rafael Amadio.

A professora Mila de Paula subiu no palco para acompanhar as danças contagiantes, ensinadas pelos artistas da Orquestra. Para ela, a música traz ensinamentos importantes para a formação de cada aluno. “O aprendizado, feito a partir da musicalização, proporciona um clima gostoso e contribui para criar momentos prazerosos, não só como lazer, mas também no processo de aprendizagem em sala de aula”, destacou.

Os estudantes não esconderam a animação. Ao ser questionado sobre o que fazer para colaborar e preservar o meio ambiente, João da Silva, de 10 anos, logo respondeu: “Tem que reciclar! Gostei muito das músicas que tocaram usando materiais recicláveis”.

Representando a Toyota, a coordenadora de Comunicação Institucional da empresa, Lívia Neves, ressaltou a importância de proporcionar momentos, como esse, proporcionados via leis governamentais de incentivo. “Com a realização do projeto, nós transmitimos ensinamentos significativos, como o que presenciamos hoje, estimulando a reutilização de materiais e que podem ser exercidos por toda pessoa. Nosso objetivo é levar esse tipo de ação para diferentes localidades de Sorocaba, proporcionando vivências tão agradáveis, como esta”, completou.

Também fazem parte do itinerário da Orquestra de Sucata as escolas municipais: E.M. “Tereza Ciambelli Gianini”, E.M. “João Batista Larizzatti Junior”, E.M. “Prof. Basílio da Costa Daemon”, E.M. “Quinzinho de Barros”, E.M. “Prof. Walter Carretero”, E.M. “Jaci Dourado Matielli”, E.M. “Prof.ª Odilla Caldini Crespo”, E.M. “Prof. Amin Cassar”, E.M “Sorocaba Leste”, E.M. “Prof. José Osório de Campos Maia e Almeida”, E.M. “Edward Frufru Marciano da Silva”, E.M. “Prof.ª Maria de Lourdes Ayres de Moraes”, E.M. “Paulo Fernando Nóbrega Tortello” e E.M. “Prof. Edemir Antonio Digiampietri”.