O órgão regulador de concorrência do Reino Uno, a Mando de Concorrência e Mercados (CMA, na {sigla} inglês), lançou nesta quinta-feira, 23, investigações separadas sobre a Apple e o Google para calcular a posição das empresas nos “ecossistemas móveis” e considerar possíveis violações nas regras de concorrência do dedo.
“As investigações explorarão o impacto sobre as pessoas que usam dispositivos móveis e os milhares de negócios que desenvolvem serviços ou teor inovadores, porquê aplicativos para esses dispositivos”, diz a CMA, em nota.
De tratado com a chefe-executiva da CMA, ecossistemas móveis mais competitivos podem promover novas inovações e novas oportunidades em uma variedade de serviços, sejam lojas de aplicativos, navegadores ou sistemas operacionais.
“A Apple acredita em mercados prósperos e dinâmicos onde a inovação pode florescer. Enfrentamos concorrência em todos os segmentos e jurisdições onde operamos, e nosso foco é sempre a crédito de nossos usuários”, disse um porta-voz da gigante de tecnologia para a CNBC.
Às 9h31 (de Brasília), a ação da Apple caía 0,25% e a da Alphabet avançava 0,15% no pré-mercado de Novidade York.
Leia Também: Microsoft amplia acordo para compra de créditos de carbono da brasileira re.green