Uma operação realizada pela Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) e funcionários da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Prefeitura de Sorocaba, por volta das 18h de segunda-feira (12), constatou a ocorrência de maus-tratos em cães que viviam em situação de abandono, dentro de uma casa na Vila Haro. A proprietária dos animais foi autuada por maus-tratos e a ocorrência também foi registrada na Delegacia Participativa de Polícia (SPP) da Zona Norte.
A Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, que está ligada à Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), após denúncia recebida, nas últimas duas semanas, fez três visitas ao local, sem conseguir localizar a proprietária do imóvel. Apesar disso, a equipe constatou que havia muita sujeira no quintal, além da presença de três cães adultos e dez filhotes debilitados e em condições inadequadas.
Com a informação de que a dona da casa estaria no local somente à noite, a operação conjunta foi programada e conseguiu identificar a moradora, que autorizou a entrada da equipe no imóvel. Os cômodos estavam repletos de sujeira e os três cães, dois machos e uma fêmea, tinham sido deixados sem água e ração nos comedouros, presos dentro da casa.
Os filhotes não estavam na casa e a moradora disse que os havia entregado em doação para uma entidade com sede em Campinas, questão que será apurada pela Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal. Seriam 16 filhotes no total. A equipe do setor autuou a moradora por maus-tratos e a notificou de que não está autorizada a ter animais de estimação, sem as devidas condições de higiene e bem-estar.
Após o caso ser apresentado na Delegacia, que terá acompanhamento da Polícia Civil e da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal, os três cães adultos foram recolhidos pela equipe à Sema, para avaliação veterinária e de modo a receber todos os cuidados necessários. Eles, depois, serão castrados e encaminhados para adoção.
Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal
A sede da Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal (antigo canil municipal) está localizada no Jardim Zulmira e está passando por completa revitalização, para garantir um ambiente ideal aos cuidados dos animais domésticos resgatados e que vivem provisoriamente no local. Já foram realizados os serviços de pintura dos muros, do portão e demais espaços internos, além da manutenção do piso, com o nivelamento de terra, das baias do canil, a roçagem de toda a unidade, entre outras melhorias que seguem sendo feitas.
O secretário da Sema, Antonio Prieto, enaltece a ação conjunta das equipes da pasta com a Patrulha Ambiental da GCM, Polícia Militar Ambiental, associações e rede de proteção, para coibir episódios de maus-tratos animais na cidade de Sorocaba. “Já tivemos reuniões e estamos finalizando a criação de um Grupo Especial Contra a Violência Animal na cidade, com o apoio da PM e GCM. Juntando forças, faremos a diferença para garantir a proteção e o bem-estar dos nossos animais”, destacou. Denúncias de maus-tratos ou abandono podem ser feitas pelos telefones 153 (GCM) e 190 (PM).
A adoção responsável de animais de estimação é outra proposta da Sema. Em razão da pandemia da Covid-19, para visitar a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal e saber mais sobre o assunto, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone (15) 3202-8006 e agendar um horário. A unidade está localizada na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos.
Segurança – Agência de Notícias