Operação integrada reforça segurança e oferta de serviços sociais na Zona Norte

Uma operação integrada entre as equipes do programa “HumanizAção”, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) vistoriou oito pontos da cidade, na Zona Norte, para reforço da segurança e oferta de serviços sociais aos munícipes em situação de rua e vulnerabilidade. A ação ocorreu ao longo de todo o dia de terça-feira (22).

As equipes percorreram bairros, como: Vila Carol, Jardim Santa Rosa, Jardim São Guilherme, Vila Formosa, Parque das Laranjeiras e Parque São Bento.

O Serviço de Obras Sociais (SOS) e a Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, ligada a Secretaria da Cidadania (Secid), abordaram 16 pessoas em situação de rua para oferta de acolhimento no SOS, assim como auxílio para tratamento da dependência química.

Além disso, a Cooperativa de Trabalho Social de Egressos e Familiares de Egressos de Sorocaba e Região (Coopereso) também esteve presente nas ações, recolhendo cerca de três toneladas de resíduos e materiais inservíveis das ruas, calçadas e áreas públicas nos locais percorridos.

“Esses resíduos são deixados, muitas vezes, por pessoas em situação de rua, que utilizam esses espaços para abrigo. A operação teve caráter preventivo, tanto do ponto de vista social, quanto de segurança”, explica o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro.

HumanizAção”

As ações do programa “HumanizAção”, que ocorrem diariamente na cidade, depois dessa operação conjunta, prosseguiram na noite de terça-feira, em 20 pontos do município. Foram realizados 43 atendimentos a pessoas em situação de rua, sendo que 16 delas aceitaram receber acolhimento no SOS, onde pernoitaram e tiveram alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

As equipes percorreram os seguintes endereços: Rua Blaza Munhoz; Rua São Bento; Praça Cel. Fernando Prestes; Rua XV de novembro; Rua Brigadeiro Tobias; Rua da Penha; Rua Sete de Setembro; imediações do Mosteiro São Bento; Praça Frei Baraúna; Av. Dom Aguirre; Av. Engenheiro Carlos R. Mendes; Rua Miguel José Gimenez; Rua Renato Gatti; localidades no Jardim Santa Rosa e Jardim São Guilherme; Av. Ulysses Guimarães; entornos da Rodoviária; Av. Afonso Vergueiro; Praça Pedro de Toledo e Av. Itavuvu.

“Realizado de forma integrada, o programa municipal reúne profissionais de diferentes secretarias para promover, de maneira empenhada, bem-estar, acolhimento e segurança à população. Já, na manhã desta quarta-feira (23), outras equipes já estavam nas ruas, percorrendo mais pontos e auxiliando as pessoas que precisam. O trabalho não para!”, completou o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

A população pode sempre colaborar com as atividades do programa “HumanizAção”, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).


Segurança – Agência de Notícias