Em operação integrada realizada na noite de quinta-feira (11), equipes da Secretaria da Cidadania (Secid), SOS (Serviços de Obras Sociais), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM) realizaram abordagens sociais a pessoas em situação de rua.
As abordagens foram feitas pelos assistentes sociais especializados em quatro pontos no Centro da cidade: Praça Coronel Fernando Prestes, Rua Álvaro Soares, Praça Frei Baraúna e Rodoviária. Ao todo, foram abordadas 21 pessoas em situação de rua, sendo que 11 aceitaram ser encaminhadas para atendimento social no SOS. Na praça central, foram sete abordagens e dois encaminhamentos aceitos. Na Rodoviária, das oito pessoas abordadas, sete concordaram em ser atendidas no SOS. Na Rua Álvaro Soares, em frente a um banco, duas pessoas foram encaminhadas para atendimento social. Na Praça Frei Baraúna, foi encontrada uma pessoa, que não aceitou ser atendida no SOS.
A ação também contou com apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), que realizou a limpeza nos locais, também como medida preventiva à Covid-19. Foram utilizados dois caminhões para tanto, um caminhão-pipa para lavagem das vias e outro, para o recolhimento de materiais inservíveis deixados nas ruas. A Urbes – Trânsito e Transporte também deu suporte à operação.
“A aceitação de um número crescente de pessoas para atendimento social no SOS nos mostra que estamos no caminho certo. E o objetivo principal não é oferecer apenas uma ação momentânea, mas poder orientar essas pessoas para a reinserção social. Seja com a emissão de documentos, alimentação, novas oportunidades de vida e, nos casos em que isso é possível, o encaminhamento para poder retornar às suas famílias”, afirma Clayton Lustosa, secretário da Cidadania.
Fotos: GCM/Divulgação
Segurança – Agência de Notícias