A Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) de Sorocaba realizaram mais uma operação integrada, na noite deste sábado (11), que atendeu a 11 bairros da cidade, para inibir ocorrências de “pancadões” e qualquer outro tipo de aglomeração. A ação, que contou com a participação de agentes do Setor de Fiscalização e da Vigilância Sanitária (Visa) da Prefeitura, teve início às 20h e prosseguiu até as 3h deste domingo (12).
As equipes se reuniram na base da Polícia Militar, em Santa Rosália, para definir a operação, que consistiu em ações fixas e itinerantes pela cidade, contemplando, sobretudo, os bairros Ipiranga, Jardim Capitão e Parque Paineiras. Ao todo, atuaram sete GCMs, em duas viaturas, e sete PMS, em outras três. Ao todo, 44 veículos foram autuados, dos quais 10 acabaram guinchados, devido a irregularidades.
Já, a fiscalização em estabelecimento, motivadas a partir de informações recebidas da população pelo setor, ocorreram no Centro, Campolim, Jardim Montreal, Zona Industrial, Cidade Jardim, Éden, Prestes de Barros e Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho. Nove pontos foram vistoriados nessas localidades, dos quais dois estavam fechados, cinco foram orientados quanto às normas de funcionamento e dois, notificados por poluição sonora.
Averiguações
Ainda na madrugada deste domingo (12), a GCM atendeu a três ocorrências de perturbação do sossego e, em todas elas, foram constatadas aglomerações de pessoas e os guardas permaneceram ali até que todos deixassem os locais.
A primeira delas foi por volta da 1h20, na Vila Leopoldina, nas proximidades de um estabelecimento, cujas atividades foram encerradas. Havia cerca de 50 pessoas nos arredores e som alto. Às 3h, a GCM constatou 40 pessoas na “Praça do Truco”, na Vila Progresso, também com som alto, que deixaram o lugar com a chegada da viatura.
O terceiro ponto fiscalizado, que já estava na programação de patrulhamento da GCM, mas que também foi alvo de denúncia, foi o mirante existente na Rua Miguel Martins Rodrigues, no Jardim Três Corações, às 3h35. A guarnição presenciou jovens no local e todos foram orientados a se retirar.
As equipes da GCM ainda montaram um posto fixo no Parque das Águas e, como parte das ações preventivas do programa “Centro Seguro – Tolerância Zero”, realizaram patrulhamento nessa região, sobretudo, nos arredores das Praças 9 de Julho, Carlos de Campos e Frei Baraúna, bem como no Largo São Bento e Boulevard Braguinha.
Acionando o fone 153, da GCM, ou o 190, da PM, a população pode colaborar com o trabalho das autoridades, fornecendo informações sobre ocorrências em andamento, aglomerações de pessoas ou em caso de suspeita de irregularidades.
Segurança – Agência de Notícias