A Guarda Civil Municipal (GCM), o setor de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Sorocaba e a Vigilância Sanitária (Visa) realizaram nova operação, para fiscalizar denúncias de aglomeração e funcionamento irregular. A ação ocorreu entre 20h12 e 23h30 de quinta-feira (19) e vistoriou 11 endereços. Desta vez, não foram constatadas irregularidades, sendo que houve apenas orientação aos responsáveis de dois estabelecimentos, quanto a adequações necessárias nos locais.
Ao todo, seis GCMs participaram da operação, além de dois fiscais de Posturas e dois agentes da Visa. Da lista de denúncias contendo 11 comércios a serem checados, em sete bairros (Além-Ponte, Vila Haro, Jardim Ibiti do Paço, Jardim Do Paço, Aparecidinha, Jardim Nilton Torres e Jardim Rubi), o grupo constatou que seis estabelecimentos estavam fechados e três não foram localizados no endereços informados.
Dois estabelecimentos, um na Vila Haro e outro no Jardim Rubi, operavam na forma de delivery, sem constatação de irregularidades. Os donos foram orientados pelos fiscais, quanto às restrições de funcionamento devido à pandemia da Covid-19 e, pela Visa, sobre adequações que devem ser providenciadas nos estabelecimentos.
A GCM destaca que a população tem contribuído muito, informando sobre movimentações suspeitas ou aglomerações, em desconformidade às diretrizes do Plano São Paulo de combate à pandemia. O contato da população com as autoridades pode ser feito pelo telefone 153, no caso da GCM, ou 190, da PM.
Saúde – Agência de Notícias