A Prefeitura de Sorocaba realizou “Operação Ferro-Velho”, nesta terça-feira (14), e interditou temporariamente dois estabelecimentos que funcionavam irregularmente, de um totalidade de cinco vistoriados. Eles somente poderão reabrir em seguida regularizarem a situação administrativa.
A operação é feita pelo Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); com o espeque da Guarda Social Municipal (GCM). O objetivo é coibir casos de receptação de materiais sem proveniência ou branco de rapacidade, além de checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.
As interdições ocorreram em estabelecimentos na Vila Novidade Sorocaba e Jardim Novidade Esperança. O primeiro teve que fechar as atividades devido à falta de licença e foi multado também por não ter sistema de monitoramento. O segundo acabou interditado pelo mesmo motivo e ainda recebeu multa por obstrução da passeio e falta de sistema de monitoramento.
Outros três endereços que também foram fiscalizados na ocasião, mas estavam fechados no momento da ação. Aliás, os locais não apresentavam características de transacção. Dois deles estão localizados no Jardim Novidade Esperança e um na Vila Barão.
Somente em 2024, 190 ferros-velhos foram fiscalizados, sendo emitidos tapume de 90 autos de infração, entre multas e notificações, e 15 interdições. Neste ano, foram 20 ferros-velhos fiscalizados e 10 interditados temporariamente.
O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Universal do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).