Fotos: Sesu

A Prefeitura de Sorocaba realizou “Operação Ferro-Velho” nesta quarta-feira (13) e interditou dois estabelecimentos irregulares na Vila Jardini, Zona Oeste da cidade. A ação tem o objetivo de coibir casos de receptação de materiais sem proveniência ou intuito de rapinagem, muito porquê checar denúncias e identificar possíveis ocorrências nos âmbitos criminal e administrativo.

A iniciativa contou com a atuação integrada do Setor de Fiscalização de Posturas, da Secretaria Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan), e da Guarda Social Municipal (GCM) e foram vistoriados três pontos, sendo quem um deles, no Jardim dos Estados, estava fechado no momento da ação.

Porém, na Vila Jardini, um foi multado e interditado devido à falta da licença. Da mesma forma, outro estabelecimento no bairro também teve que fechar as atividades, por não ter licença, o que gerou multa, assim porquê por não ter sistema de videomonitoramento, o que é uma obrigatoriedade prevista em lei.

“Durante a operação, houve também abordagens de pessoas com carrinhos de coleta de recicláveis pelas ruas e patrulhamentos preventivos pelo bairro, pela equipe da Ronda Municipal (Romu), com escora de servidores que atuam no programa ‘HumanizAção’. Depois, essa força-tarefa também se deslocou para o Jardim Refúgio, a termo de ampliar a ação de ronda”, apontou o secretário de Segurança Urbana (Sesu), João Alberto Corrêa Maia.

Somente em 2023, 183 ferros-velhos foram fiscalizados durante operações semelhantes, em todas as regiões da cidade. Desses, 79 foram notificados, 51 multados, três interditados temporariamente e um de maneira definitiva. Em 2024, até o momento, 155 pontos foram fiscalizados, sendo emitidos muro de 80 autos de infração, entre multas e notificações, e 14 interdições.

O contato da população para denúncias pode ser feito pelo portal da Prefeitura de Sorocaba: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento (24 horas), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo WhatsApp: (15) 99129-2426 ou pelo telefone 156 (Ouvidoria Universal do Município); ou, ainda, pelos telefones 153 (GCM) e 190 (Polícia Militar).