Uma poderoso vaga de calor deve continuar no Brasil até 21 de fevereiro, com alertas de meteorologistas sobre condições de risco de vida. A situação pode piorar nos próximos dias, pois o índice de sensação térmica pode chegar a 70°C. Esta previsão alarmante é do Núcleo de Climatologia Aplicada da Universidade de São Paulo (USP).

As áreas mais afetadas devem permanecer no Sudeste e Sul, embora condições sufocantes também sejam previstas no Meio-Oeste e partes do Nordeste. Grandes centros urbanos, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Satisfeito, podem ter temperaturas supra de 40°C. Nos últimos dias, o Rio Grande do Sul, divulgado por seu clima relativamente mais indiferente, registrou algumas das temperaturas mais altas do país.

As autoridades estão alertando sobre os potenciais impactos do calor extremo à saúde, uma vez que desidratação, exaustão pelo calor e insolação. As recomendações incluem tomar bastante chuva, evitar luz solar direta durante os horários de pico e permanecer em ambientes com sombra ou ar condicionado sempre que verosímil.

O mundo terrestre está esquentando, com os verões ficando mais quentes a cada ano. De harmonia com a Organização Meteorológica Mundial, a mudança climática é a culpada pelas altas temperaturas, o que têm um efeito enorme na humanidade. Metade de todas as crianças que vivem em 50 países na Europa e Ásia Medial enfrentam ondas de calor frequentes, o duplo da média global de 1 em cada 4 crianças. Para saber mais sobre as maiores ondas de calor, conheça os dias mais quentes da história nesta galeria. Clique para estrear.