SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma vaga de calor deve atingir segmento do Brasil nos próximos dias, com temperaturas na vivenda dos 40°C em algumas regiões.

 

As altas temperaturas devem ser sentidas no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

O fenômeno ocorre em razão dos fortes ventos nos altos níveis da atmosfera, que vão dificultar a passagem das frentes frias para o setentrião da Argentina e para o Uruguai nos próximos dias, de contrato com a Climatempo.

“A carência de frentes frias significa que o ar indiferente de origem polar não vai conseguir chegar a essas regiões e uma bolha de ar muito quente se estabelece nos próximos dias”, explicou a Climatempo.

Além do setentrião da Argentina e do Uruguai, a tendência é de calor bastante intenso também no Paraguai, segmento do Sul do Brasil e de Mato Grosso do Sul.
Embora a abrangência da espaço de calor intenso não seja grande sobre o Brasil, esse período muito quente pode ser chamado de vaga de calor, disse a empresa de meteorologia.

No Brasil, o calor supra dos 40°C poderá ocorrer nas áreas a oeste do Rio Grande do Sul, regiões próximas da fronteira com a Argentina, e também no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, regiões próximas da fronteira com o Paraguai.

No entanto, quase todo o Rio Grande do Sul, áreas a oeste de Santa Catarina e do Paraná, o extremo oeste de São Paulo e o centro-sul de Mato Grosso do Sul também vão sentir calor intenso nos próximos dias, com temperaturas de até 38°C.

A vaga de calor deve continuar até 18 de janeiro.

“No dia 19, já há indicativo da ingresso de uma frente fria sobre o Rio Grande do Sul interrompendo o período de calor intenso”, afirmou a Climatempo.