“Oficialmente sou a nova médica indígena formada pela Universidade Federal do PA”

Ao longo desses 6 anos muitas coisas aconteceram. Ser médica sempre foi mais que um sonho. Os desafios foram muitos, dentro e fora da Universidade. Mas não foram o suficiente para me fazer desistir, hoje celebro com alegria e um coração cheio de gratidão.

Aos meus pais dedico este momento, pois a eles devo toda formação de vida, hoje idosos, não tiveram as mesmas oportunidade, apenas com a 4ª série primária, sempre souberam a importância dos estudos e quando se é indígena sabem bem o valor que isso tem.

Hoje com os 10 filhos formados vejo nos olhos a felicidade e orgulho. Sou a última a se formar, nossa aldeia tá em festa! Faço o juramento de praticar a humanização, a equidade e que esteja disponível sempre que possível ao necessitado que de mim precisar.

Que a sabedoria, honestidade e humildade sejam minha companhia. Que nunca me falte fé e coragem para continuar a lutar por uma saúde diferenciada e com qualidade para os povos indígenas. Que eu siga conscientizando sobre a importância de defender o SUS.

“Oficialmente sou a mais nova Médica indígena formada pela Universidade Federal do PA.”

Relato escrito por @concimarsompre e retirado do Instagram @celia.xakriaba.


Quer ver um vídeo emocionante? Dá o play!

EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar