O sintoma que muitas mulheres não associam a menopausa

Especialista em menopausa alerta para a importância de falar sobre um sintoma pouco conhecido, o “brain fog”. Em entrevista ao jornal Cheshire Live, a médica Asha Kasliwal explica que, embora os sintomas mais conhecidos da menopausa sejam as menstruações irregulares, afrontamentos, dificuldade em dormir e alterações de humor, é fundamental discutir os efeitos da névoa mental.

De acordo com a especialista, as mulheres têm dificuldade em reconhecer o sintoma e em falar sobre ele com familiares, amigos ou colegas, já que está frequentemente associado a doenças graves como a demência. No entanto, o “brain fog” é bastante comum durante a perimenopausa, um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa.

Embora as pacientes relatem dificuldades em lembrar palavras ou números, bem como em esquecer datas e eventos importantes, o tratamento para o sintoma não é simples. A terapia de reposição hormonal, que alivia outros sintomas da menopausa, não se aplica ao “brain fog”. Segundo Kasliwal, ter um cérebro saudável é fundamental, e recomenda uma dieta mediterrânea e a gestão dos níveis de estresse como formas de tratar o sintoma.

Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle