Você sabe o que quer dizer quando um bebê chora? Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o choro faz parte do desenvolvimento neurológico e comportamental do lactente e é a forma dele responder aos estímulos externos. Ou seja, é a principal forma de comunicação do pequeno.
“Nos primeiros meses é normal que os pais se sintam inseguros e tenham medo de que o choro signifique algo mais sério, como dor intensa ou alguma doença grave. Com tempo e conhecimento, eles aprendem a reconhecer os diversos choros”, assegura a pediatra da Maternidade Brasília Sandi Sato.
Diferentemente do que pensam os pais de primeira viagem, no dia a dia, o choro costuma ter motivos comuns referentes a uma necessidade não atendida da criança. Segundo Sandi Sato, se o bebê tem o costume de chorar após a amamentação, pode ser que ele sofra de gases ou refluxo. “Procure deixar a criança ereta e dê leves tapinhas nas costas, após a mamada para que ela arrote. O tempo para a criança parar de chorar pode variar de acordo com a quantidade de ar que o bebê engoliu durante as mamadas”, explica.
Outro motivo bem recorrente são as cólicas. De acordo com a pediatra, esses desconfortos podem ter diferentes causas, tais como: imaturidade do aparelho digestivo, desenvolvimento do sistema nervoso central, tipo de alimentação do bebê. “Existem também outras causas não tão comuns, como intolerância à lactose, anormalidades em hormônios gastrointestinais, entre outros. O importante é procurar o pediatra para saber a causa do problema”, esclarece.
A médica informa que as recomendações para amenizar os choros do dia a dia não substituem a ida ao pediatra. Sato ainda ressalta a necessidade em manter-se sempre atento, pois o choro excessivo, mesmo estando associado a medidas de conforto, amamentação ou colo, pode ser um alerta.
Confira algumas dicas da SBP para aliviar as cólicas nos pequenos:
• Pegue o bebê no colo e coloque a barriga dele em contato com a barriga da mãe;
• Enrole a criança em uma manta ou cobertor;
• Flexione as coxas do bebê sobre a barriga dele;
• Dê um banho morno ou aplique compressas na barriga para auxiliar na redução da cólica/choro no lactente;
• Reduza estímulos para o bebê (evite locais com muito barulho ou excesso de pessoas);
• Procure um ambiente tranquilo, podendo ser usada música ambiente suave;
• Não utilize chás, não troque marcas de leite ou use medicamentos sem a orientação do Pediatra;
• Siga sempre as recomendações do Pediatra, que realmente sabe o que é melhor para a saúde do seu bebê.
Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle