O câncer que tirou a vida ao ‘rei’ Pelé: Os sintomas e como prevenir

Esta quinta-feira (29), morreu o ex-jogador de futebol Pelé, aos 82 anos. Estava internado desde o final de novembro devido a complicações causadas pelo câncer de colón que lhe tinha sido diagnosticado.

Segundo uma nota de enviada pelo Hospital Albert Einstein, em São Paulo, a morte foi causada pela progressão do câncer que levou à falência de vários órgãos.

Segundo os mais recentes relatórios sobre câncer no mundo, este é um dos tipos de câncer mais mortífero, logo a seguir aos da mama e da próstata.

Conheça alguns dos sintomas do câncer de cólon:

Diarreia ou prisão de ventre
Sensação de que o intestino não ficou totalmente vazio depois de evacuar
Sangue nas fezes
Fezes de consistência diferente
Dor ou desconforto por cólicas, sensação de estar inchado ou com gases
Súbita perda de peso sem razão aparente
Cansaço sem causa aparente
Náusea ou vômitos

Um dos fatores de risco passa pela idade. “Cerca de 90% dos doentes com cancro têm mais de 50 anos. A idade média de diagnóstico de cancro do cólon e reto é de 72 anos”, lê-se no site da redes de hospitais CUF.

Se tiver antecedentes de câncer na família e alguma doença inflamatória intestinal também deve estar alerta. A alimentação e o consumo de tabaco são outros dos riscos identificados. Uma das melhores formas de prevenção passa pela adoção de hábitos saudáveis, mas também pela realização de exames. 

São três os tipos de exames que podem ajudar ao diagnóstico precoce: colonoscopia total, mais completo e que “consiste na introdução de um tubo pelo ânus”; sigmoidoscopia flexível, em que “só é visualizado o reto e a parte inferior do cólon”; e o exame às fezes para detetar algum tipo de lesão e sangue.

Notícias ao Minuto Brasil – Lifestyle