Núcleo de Apoio Pedagógico realiza formações para aprimoramento contínuo no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Sorocaba

Os profissionais que atuam nas instituições de ensino da rede pública municipal de Sorocaba estão participando, ao longo deste ano, de diversas formações e reuniões estratégicas, com o objetivo de potencializar as práticas pedagógicas em sala de aula. Em 2023, a Secretaria da Educação (Sedu) da Prefeitura de Sorocaba instituiu o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), que, por meio de ações formativas, busca otimizar a abordagem de aprendizagem nas escolas, aprimorando os métodos aplicados durante as aulas. O grupo de atuação tem gerado importantes resultados.

No Núcleo, também há uma atenção voltada à Rede de Proteção, que faz a articulação entre as escolas e o Conselho Tutelar na atuação de prevenção e combate a quaisquer dificuldades que os estudantes, ou seus familiares, venham a ter. Na área da Educação Inclusiva, o grupo atua de forma intensiva, mapeando necessidades, realizando visitas nas escolas e disponibilizando atendimento aos pais e responsáveis.

Os docentes e demais funcionários das unidades escolares tiveram à disposição diversos cursos voltados às atividades que refletem no bom desempenho escolar e que resultam diretamente na garantia do direito à aprendizagem dos estudantes. Foram abordados nas formações temas, como: “Alfabetização e Letramento: Desafios, Estratégias e Possibilidades”; “Primeira Infância – Concepção, Desenvolvimento, Vivências e Experiências”; “Compreendendo os transtornos de aprendizagem – TDH e Dislexia” e “2º Ciclo de Formação Inclusiva”.

Além das ações pontuais, a gestão de Desenvolvimento Educacional da Sedu tem participado ativamente das reuniões de planejamento de cada unidade de Ensino Fundamental, a fim de auxiliá-las em relação ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), elaborando, ainda, um documento curricular e estudo do atendimento aprofundado das escolas em período integral.

“As ações focam em questões pedagógicas definidas por meio de constante diálogo entre as equipes escolares, operando, principalmente, no exercício de atividades formativas, com base nas necessidades levantadas pelas particularidades de cada escola”, explica a coordenadora administrativa da pasta, Izaura Mendes.

Para a secretária da Educação, Marlene Leite, as formações são fundamentais para o enriquecimento profissional dos participantes. “A preparação e a atualização de conteúdo disponibilizados aos docentes e demais profissionais das escolas refletem diretamente na ampliação da qualidade do ensino-aprendizagem dos nossos estudantes”, conclui.

Fotos: Sedu