O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA) se reuniu, nesta terça-feira (28), no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, para a cerimônia de posse dos novos conselheiros que atuarão durante o ano de 2023.
A solenidade foi conduzida pelo secretário do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Thiago Santoro, e contou também com a presença dos vereadores João Donizete, líder de governo na Câmara Municipal, e Fernanda Garcia.
“Para o bom andamento dos trabalhos, é fundamental que exista sintonia entre o Executivo, o Legislativo e a participação popular, por meio dos conselheiros que representam a sociedade civi, além da importantíssima cooperação dos protetores na defesa dos animais domésticos em nossa cidade”, ressaltou o secretário da Sema.
Durante o encontro, foi realizada a eleição da mesa diretora do CMPBEA, que, agora, conta com a seguinte composição: Eliane Rangel Pulino Consorte, da Associação Anjos e Protetores de Sorocaba – AAPS (presidente), Prof. Murilo Melo Juste Dini, da Universidade de Sorocaba – Uniso (vice-presidente) e Juliana Vieira Pinto, coordenadora administrativa da Sema (secretária executiva).
Os novos representantes do Poder Público no Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal são: Juliana Vieira Pinto e Alexandre Langner Conceição, representando a Sema; Josiane Gomes Tavares Ilse e Fabiana Medeiros Schian Bellon, representando a Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema; Patrícia Aparecida de Freitas e Edvaldo de Oliveira Andrade, representando a Seção de Bem-Estar Animal da Sema; Gilmar Antunes Pedroso e Fabiana Ribeiro, representando a Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES); Ingo Piske – GCM 2ª Classe e Márcio César Maffei – GCM 2ª Classe, representando a Secretaria de Segurança Urbana (Sesu); Anderson Santana e Jorge Domingos Hial, representando a Urbes – Trânsito e Transportes; Dra. Camila Camargo Ferraz; o delegado Dr. Paulo Melero, representando a Polícia Civil; e o 2º Tenente PM Leonardo Lincoln da Silva Almeida e o 2º Sargento PM Rodrigo Aparecido da Silva, representando a Polícia Militar Ambiental.
Já, as cadeiras destinadas à sociedade civil serão ocupadas pelos seguintes integrantes: Dra. Juliana Vieira Mazzei e Dr. Marcos Antonio das Neves Filho, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 24ª Subseção; Prof. Murilo Melo Juste Dini e Prof.ª Cláudia Sophia Leschonski, representando a Instituição de Ensino Fundação Dom Aguirre; Eliane Rangel Pulino Consorte e Maria Rita de Cássia Passonato dos Santos, representando a AAPS; Vanderlei Martinez e Célio dos Santos Fagundes, representando a Associação Protetora dos Animais de Sorocaba (SPASO); Ana Maria Gonçalves Sola e Márcia Cristiane Ramires, representando o Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN); Ivete Ruiz Martinez de Oliveira e Edneia Gonçalves Sastre, representando o Instituto Cahon; Jesse Cubas Garcia e Erika Viviane Toda, representando a Associação Protetora de Animais (ASPA); e Flávia Maria de Toledo e Edson Queiroz Vitorino, representando a Associação Pulo do Gato de Sorocaba (APGS).
O Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal é um órgão de composição paritária, com caráter consultivo, deliberativo e de assessoramento da Prefeitura de Sorocaba, em questões relativas à proteção e bem-estar animal, em toda área do Município. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo telefone: (15) 3219-2280 ou pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br.
Meio Ambiente – Agência de Notícias