Novo canal do Supiriri começará ser interligado

Novo canal do Supiriri começará ser interligado | Foto: Divulgação/SECOM


As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri, na avenida Dr. Afonso Vergueiro, entram em sua fase final a partir da próxima segunda-feira (06), quando o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba dá início à primeira das duas interligações do novo trecho do canal implantado ao que já existia. Na sequência, será executada a reconstrução do canteiro central da avenida, na extensão de 340 metros em que as intervenções estão ocorrendo, incluindo o replantio de árvores e grama, com conclusão prevista para o final deste mês de janeiro.

De acordo com o cronograma de obras estabelecido pela autarquia e a empresa vencedora da licitação e contratada, a Melhor Forma Construtora Ltda., a primeira das duas interligações previstas será realizada na extremidade correspondente ao local de início das intervenções, entre as ruas Professor Toledo e Rio Grande do Sul, onde serão instaladas as últimas cinco aduelas de concreto do novo canal, enquanto que a segunda e última interligação será realizada na extremidade oposta, já dentro da área do Centro Comercial Cheda, logo após o cruzamento com a avenida Dr. Eugênio Salerno.

O novo trecho do canal do córrego Supiriri é formado por grandes aduelas retangulares de concreto, cada uma medindo 4 metros de comprimento por 2 metros de altura, em substituição às duas antigas linhas de tubos até então existentes, de 1,50 metro de diâmetro cada, e que ao longo dos anos se tornaram obsoletas e insuficientes para drenarem o grande volume de água em dias de fortes chuvas, que provocavam alagamentos na região da Vila São João, e que serão eliminados a partir da conclusão das obras.

Nessa primeira interligação programada, o novo canal implantado será conectado ao canal antigo, que possui aduelas de 2 metros de comprimento por 2 metros de altura, e que devido à diferença de medidas exigirá o emprego de duas caixas de transição, de 45 graus cada uma, e que terão a função de igualar e alinhar os dois canais.

Na interligação da outra extremidade, o novo canal vai ser conectado a uma caixa de reunião existente, de 15 metros por 5,5 metros, onde chegam cinco tubulações, das quais duas têm 2 metros de diâmetro e correspondem às águas do córrego Supiriri e as demais são de despejo de água de chuva.

As obras de adequação da canalização do córrego Supiriri representam um investimento de R$ 4 milhões por parte da autarquia, com 80% desse total sendo provenientes de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro), e os demais 20% de contrapartida do município.