NOVAS CHANCES DE VIDA – Acolhidos pelo programa “HumanizAção” participam de atividade laborais, oficinas artesanais e terapêuticas no SOS Sorocaba

As equipes do programa “HumanizAção”, que atuam de domingo a domingo na cidade, à disposição 24 horas por dia, realizam o serviço de acolhimento às pessoas em situação de rua e as encaminham, quando aceitam, ao abrigo do Serviço de Obras Sociais (SOS) de Sorocaba. Lá, além de terem à disposição pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e também cuidados de higiene, ao longo da semana, os assistidos igualmente podem, se desejarem, participar de diversas atividades laborais, oficinas artesanais e terapêuticas, tudo isso com o propósito de dar a eles uma nova chance de completa mudança de realidade de vida.

Entre as atividades desenvolvidas com os atendidos, estão: como cuidar de uma horta, com o acompanhamento de um educador ambiental, que recebe os assistidos para participarem do plantio e da colheita de verduras frescas que serão servidas nas refeições para todos; também realizam atividades de cultivo nas estufas, auxiliando na produção de mudas de espécies de árvores nativas e palmeiras. Além disso, sob a supervisão de uma psicóloga, eles ainda participam de oficinas de artesanato, pintura, confecção de bonecas de pano e aulas de meditação.

“Esse trabalho vem se mostrando de extrema importância, tanto para as pessoas atendidas, que são tratadas com todo respeito e dignidade, bem como para a população sorocabana em geral, que já consegue observar uma mudança de cenário, em muitos dos principais pontos da cidade, onde essas pessoas costumavam permanecer, tais como as marquises de instituições financeiras e comércios no Centro da cidade. Evidentemente, o trabalho do ‘HumanizAção’ exige um esforço contínuo e ininterrupto, mas nossas equipes estão muito empenhadas na realização e no sucesso desse importantíssimo programa social”, comenta o secretário de Governo (Segov), João Alberto Corrêa Maia.

O “HumanizAção” é realizado desde o início de 2021, pela atual Administração Municipal, atuando de forma integrada entre as equipes das secretarias de Segurança Urbana (Sesu), Cidadania (Secid), Saúde (Ses), Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Governo (Segov), mais o importante apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Urbes – Trânsito e Transportes.

Ações diárias

Ao longo desta quinta-feira (16), as equipes percorreram 24 locais diferentes no município, nos quais puderam atender e acolher 15 pessoas em situação de rua, que aceitaram receber abrigo SOS.

Os seguintes endereços foram visitados pelas equipes durante os atendimentos: Rua Edson Massuela, Rua José Luiz Regal, Rua Padre Luiz, Rua São Bento, Praça Cel. Fernando Prestes, Rua XV de Novembro, Praça Dr. Arthur Fajardo, Largo do Rosário, Boulevard Braguinha, Rua Sete de Setembro, Avenida Gal. Carneiro, Avenida Dr. Armando Pannunzio, imediações da Rodoviária, Rua Osvaldo Cruz, Rua Gabriel Lara, Rua Ângelo Vial, Largo do Divino, Av Cel. Nogueira Padilha, Avenida São Paulo, Praça Frei Baraúna, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Avenida Itavuvu, Praça Pedro de Toledo e Rua Comendador Oetterer.

Saiba como você também pode ajudar

A população também pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e acolhimento, assim como fazendo doações ao programa, pelo WhatsApp do “HumanizAção”: (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secid e 153, da GCM.


 

Cidadania – Agência de Notícias