Uma equipe de cientistas do Museu de Queensland descobriu uma nova espécie de aranha na cidade de Bundaberg, Austrália. A espécie, nomeada de ‘Euoplos dignitas’, possui fêmeas que chegam a ter quase cinco centímetros de comprimento, conforme explicou o aracnologista Michael Rix, um dos responsáveis pela descoberta.
Apesar de ser uma nova descoberta, Rix alertou que a espécie pode estar em perigo devido ao desbravamento de terrenos. “Têm alçapões realmente bem camuflados nestas terras e a maioria das pessoas nem se aperceberia de que eles estão ali”, explicou o especialista.
De acordo com Rix, a nova espécie passa os primeiros cinco a sete anos de vida nas tocas. Depois deste período, os machos saem da toca e começam a procurar as fêmeas. “Os machos desta espécie são de uma cor daquilo a que chamamos de vermelho-mel – e são espantosos”, relatou Rix, acrescentando que as fêmeas, por sua vez, são mais escuras, já que passam suas vidas debaixo do solo.
Embora possuam mecanismos de veneno nas presas, o especialista tranquilizou dizendo que nenhuma das aranhas alçapão australianas é conhecida por ser venenosa ao ponto de gerar perigo, mas que uma possível mordida pode ser dolorosa.
️ NEW SPECIES ️ Our scientists have described a rare giant species of trapdoor spider only found in Central QLD. Euoplos dignitas is likely endangered, having lost much of its habitat due to land clearing. Learn more https://t.co/P73BcPIAK5
Supported by @BHP #ProjectDIGQM pic.twitter.com/30k0VDUcbi
— Queensland Museum (@qldmuseum) March 17, 2023
Notícias ao Minuto Brasil – Mundo