A Secretaria da Cultura (Secult), representada pelo secretário Luiz Antônio Zamuner, recebeu, na semana passada, o presidente da União Sorocabana das Escolas de Samba (Uses), Eduardo Leite Sabino, e o vice-presidente Claudinei Moreira, no Chalé Francês. Na ocasião, o secretário municipal conheceu a nova diretoria da Uses e os projetos culturais da entidade.
Uma das frentes de trabalho da atual administração é levar cultura aos bairros, principalmente aos mais vulneráveis na cidade e, segundo o presidente da Uses, as Escolas de Samba realizam ações junto às comunidades o ano todo. “Muitas pessoas encontram razão para se tornarem cidadãos melhores por meio da cultura”, destaca Eduardo Sabino.
Entre os novos projetos apresentados pela União Sorocabana das Escolas de Samba à Secult, estão: reestruturação do Carnaval, arrecadação de verba para as Escolas de Samba por meio da Economia Criativa e a possibilidade de realizar um Carnaval Solidário, com arrecadação de alimentos. As ações da entidade vão ocorrer tão logo a situação da pandemia da Covid-19 permita, com toda responsabilidade e segurança.
“Nossa intenção é entregar algo para a sociedade de maneira correta e honesta. Queremos estruturar, dentro da legalidade, todas as Escolas de Samba para 2024”, antecipa o presidente.
Ao final, Luiz Antônio Zamuner agradeceu a visita e se colocou à disposição da Uses. “Eduardo Sabino representa a renovação na chapa e Claudinei Moreira, a tradição. Ambos com o objetivo de resgatar as escolas de samba como entidades vivas e criativas”, declarou o secretário.
A Secretaria da Cultura está localizada na Casa 52, no Jardim Maylasky, no Centro. Informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.