O Departamento de Saúde Pública da Califórnia, nos Estados Unidos, relatou um verosímil caso de gripe aviária em uma muchacho no condado de Parque, que foi testada por culpa de sintomas leves de infecção das vias aéreas superiores. A muchacho, que já recebeu tratamento, está se recuperando em moradia. O departamento disse em expedido que não houve contato espargido com um bicho infectado, mas especialistas em saúde pública estão investigando uma verosímil exposição a aves silvestres.
Não há suspeita de transmissão do vírus de pessoa para pessoa. “Em virtude dos sintomas respiratórios leves, todos os membros próximos da família da muchacho foram testados – e todos apresentaram resultados negativos para gripe aviária, sem suspeita de infecção pelo vírus”, disse o departamento.
Por sobreaviso, outras pessoas que tiveram contato com a muchacho estão sendo notificadas.
“É proveniente que as pessoas fiquem preocupadas, e queremos reiterar para pais, cuidadores e famílias que, com base nas informações e dados que temos, não acreditamos que a muchacho fosse contagiosa – e nenhuma transmissão de gripe aviária entre humanos foi documentada em qualquer país nos últimos 15 anos”, disse o diretor do departamento, Tomás Aragón.
Desde o início de outubro, a Califórnia confirmou 27 casos de gripe aviária em humanos, disse o departamento, acrescentando que em todos os casos houve contato direto com vacas leiteiras infectadas. “Até o momento, todos apresentaram sintomas leves (principalmente infecções oculares) e nenhum foi hospitalizado.”
Leia Também: Jovem infectado no primeiro caso de gripe aviária do Canadá está em estado crítico