LEONARDO VOLPATO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Vivendo nos Estados Unidos, a atriz Nivea Stelmann, 50 relatou o que tem pretérito e visto por lá. Segundo ela, os americanos tratam muito mal quem é de fora. Ela mora no país com o marido e dois filhos.
“As pessoas pensam: está morando lá nos Estados Unidos, vida boa. Se esquecem que a gente tem um vínculo emocional muito grande. Sou brasileira antes de ser americana. Conquistei esse recta de ser americana, mas meu coração é brasílio”, começou.
“Falo a verdade, porquê eles [americanos] tratam a gente. Existe todo tipo de americano, muita gente de bom coração e gente boa, mas tem uma maioria que é muito soberba e que tem xenofobia, sim. Nem vou entrar no préstimo de racismo, que tem muito também”, continuou.
Segundo ela, até mesmo o sotaque é motivo de preconceito. “Você fala inglês com sotaque e eles já olham para a minha rostro. Tem esse (distanciamento). Não estou generalizando, mas a grande maioria. Se você vai ao médico, eles pedem para você botar qual é a sua raça”, emendou.
Nivea também criticou a postura do presidente, Donald Trump, e o processo da questão imigratória.
“Estou apavorada porque tem muita gente indo embora de susto ou indo para o interno, já que obviamente eles vão permanecer focados nas grandes cidades e nos lugares aonde tem mais brasileiros, mexicanos, bolivianos e colombianos. Eles querem que o povo se lasque e vá embora. Tudo pode ocorrer a qualquer momento.”
Leia Também: “Autocuidado”: Preta Gil explica porque se maquiava quando fica internada