Vários hábitos do dia a dia podem finalizar impactando negativamente o cérebro e a memória. Em entrevista à revista Parade, neurologistas alertaram para uma prática generalidade que pode trazer sérias consequências.
O comportamento em questão é o multitasking, ou seja, fazer várias coisas ao mesmo tempo no trabalho. Isso inclui, por exemplo, enviar e-mails enquanto participa de reuniões ou trabalhar enquanto escuta um podcast. Os especialistas sugerem repensar a maneira porquê você organiza suas tarefas diárias.
“Existem áreas do cérebro dedicadas a atividades específicas que só conseguem realizar uma tarefa de cada vez, embora haja uma transição rápida entre elas”, explica Jeffrey Portnoy.
Quando você tenta fazer multitasking, o cérebro acaba alternando entre várias tarefas rapidamente. “Embora, na prática, você esteja fazendo unicamente uma coisa de cada vez, consegue retomar as atividades com mais facilidade e gastar o mínimo de tempo, o que faz parecer que está fazendo várias coisas ao mesmo tempo”, afirma Portnoy.
Por sua vez, Muhammad Arshad ressalta que o cérebro não está pronto para executar múltiplas tarefas simultaneamente. “O multitasking pode parecer eficiente, mas, na veras, pode levar mais tempo no final e resultar em mais erros. Pequenos bloqueios mentais entre as tarefas podem custar até 40% do seu tempo produtivo.”
Portnoy acrescenta que essa prática pode promover mais estresse, levar à exaustão e até diminuir o desempenho universal.
Leia Também: Esses alimentos certamente vão te ajudar a rejuvenescer