Netanyahu reconhece autoria israelita do ataque através de ‘pagers’

Benjamin Netanyahu confirmou a autoria israelita e recordou também a sua responsabilidade na morte do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, numa enunciação vista porquê uma sátira velada ao ministro da Resguardo destituído, Yoav Gallant.

 

“A operação com ‘pagers’ e a eliminação do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, foi desencadeada apesar da oposição de altos funcionários da classe militar e seus responsáveis nas fileiras políticas”, de concórdia com declarações ao quotidiano israelita ‘Times of Israel’.

Ainda que as explosões de 17 e 18 de setembro tenham sido atribuídas inicialmente a um ataque informático, funcionários norte-americanos confirmaram ao jornal ‘The New York Times’ que as forças secretas israelitas tinham conseguido ocultar material explosivo dentro de um novo lote de tapume de 3.000 ‘pagers’ importados para o Líbano.

Foi introduzido material explosivo com tapume de 30 a 60 gramas junto à bateria de cada ‘pager’ e um sistema que podia ser ativado remotamente para detonar ao chegar ao Líbano, depois do Hezbollah ter distribuído os equipamentos entre os seus membros no Líbano, Síria e inclusive no Irã.

Leia Também: Veado invade residência para idosos e fere mulher de 103 anos nos EUA