Evento “Abordagem Cultural”, no CRAS João Romão
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), junto ao seu Núcleo de Atendimento do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (NAPETI), dá prosseguimento às atividades desenvolvidas em conjunto com os vários Centros de Referência em Assistência Social (CRASs), no intuito de alertar as famílias atendidas sobre os vários prejuízos ao desenvolvimento de crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil.
Na segunda e na terça-feira (11 e 12), as informações sobre a atuação do NAPETI foram levadas e discutidas com os pais e responsáveis de famílias atendidas, respectivamente, pelas unidades CRAS Ana Paula Eleutério e CRAS Aparecidinha, onde foram realizadas rodas de conversa sobre esse tema, com a participação das profissionais do NAPETI Elisângela Maria Thomazini, Angelita Gonçalves e Fabíola Casali Bassani. No CRAS Ana Paula Eleutério participaram, ainda, a assistente social Vanessa Salvador, do CRAS, a Profª. Draª. Lilian Zanoni, supervisora do estágio de Terapia Ocupacional da UNISO (Universidade de Sorocaba), que tem atuado no território, junto ao NAPETI.
A discussão esclareceu as famílias sobre questões prejudiciais do trabalho infantil e riscos à saúde física e emocional das crianças e adolescentes. Também sobre formas de prevenção e enfrentamento desse problema.
Antes disso, a programação das rodas de conversa para debater o assunto teve início na última quarta-feira (6), no CRAS Vitória Régia, quando foi realizado o primeiro encontro do programa de atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade social, para prevenção e combate ao trabalho infantil. “Durante a reunião, ficou certo que a próxima atividade terá como foco o contato direto com os adolescentes. Além disso, agradecemos ao NAPETI por esse momento de partilha e aprendizado”, ressalta Rita de Cássia Farias da Silva, coordenadora da unidade do CRAS.
Já, na sexta-feira (8), no CRAS João Romão, na Zona Leste da cidade, foi realizado o evento “Abordagem Cultural”, com oficina de dança, de grafite, DJ, kombi itinerante – “Faça seu currículo”, atividade “Tapete dos sonhos”, Batalha de Rimas, entre outras ações voltadas aos adolescentes. A iniciativa, que teve parceria da Pastoral do Menor de Sorocaba e do NAPETI, com aporte do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Sorocaba (CMDCA), tem como objetivo proporcionar aos adolescentes, de 12 a 18 anos, e suas famílias acesso à cultura e ao desenvolvimento de habilidades específicas, por meio de oficinas e atividades sociais. Durante o evento houve também o esclarecimento sobre o trabalho infantil e a atuação do NAPETI.
“Tanto as rodas de conversa quanto o evento “Abordagem Cultural” são formas de levar para a população informações essenciais sobre o trabalho infantil, podendo desmistificar ideias equivocadas. Nosso intuito é esclarecer as famílias e estar ao lado delas, especialmente as mais vulneráveis, nesse importante combate à exploração do trabalho infantil”, conclui a coordenadora do NAPETI, Valquíria Furlan.
Fotos: Divulgação
Reunião no CRAS Vitória Régia
Reunião no CRAS Aparecidinha
Evento “Abordagem Cultural”, no CRAS João Romão
Reunião no CRAS Ana Paula Eleutério
Cidadania – Agência de Notícias