Atendendo a pedidos, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), prossegue, na próxima quarta-feira (16), com as inscrições para a próxima etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos, que ocorrerá na região do Cajuru. Os munícipes podem se inscrever gratuitamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na E. E. “Professor José Quevedo”, localizada na Avenida Paraná, 3.726, no Cajuru. As vagas são limitadas e o atendimento é organizado mediante a distribuição de senhas.
O objetivo da Sema é promover o controle populacional de cães e gatos e, assim, reduzir o número de animais abandonados, bem como de prevenir doenças e melhorar a qualidade de vida dos animais domésticos e da população de forma geral. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional desses animais, também diminui a probabilidade de tumor de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Os cães e gatos também serão microchipados. Essa identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas à saúde animal em Sorocaba.
Podem participar animais de estimação de moradores dos seguintes bairros: Cajuru do Sul, Terras de Arieta, Jardim dos Reis, Jardim Nilton Torres, Vila Dálmatas e Jardim Eliana. Já, as cirurgias ocorrerão nos dias 16 e 17 de novembro, em estrutura móvel montada na E. E. “Professor José Quevedo”.
Para se inscrever, o munícipe deve apresentar RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3202-8006.
Cuidados com os animais para a cirurgia
Para o procedimento cirúrgico, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) por um período de 6 horas, antes da castração.
Os cães devem ser levados para a cirurgia com coleira, guia ou caixa própria de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos igualmente devem ser levados em caixas próprias de transporte, com toda segurança.
Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado no local. Por fim, também é importante levar uma proteção para o seu bichinho de estimação vestir após a realização do procedimento, como uma roupinha pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.
Meio Ambiente – Agência de Notícias