Mutirão da Saúde terá 37,8 mil exames com o GPACI para demandas represadas

 

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), formalizou, na tarde desta terça-feira (31), uma parceria com o GPACI para a realização de mais exames pelo Mutirão da Saúde, totalizando 37,8 mil para atender demandas que estão represadas há anos na cidade.

Os exames a ser ofertados são: tomografia computadorizada, ecocardiograma, ultrassonografia, eletroencefalograma, angiotomografia, Raio X e ressonância magnética, no prazo de até 12 meses. O termo de convênio, aumentando o número de exames disponibilizados, foi firmado com o GPACI a partir de emenda parlamentar enviada ao Município pelo deputado federal Capitão Derrite.

O prefeito Rodrigo Manga comemorou mais essa conquista para a cidade. “É nossa prioridade oferecer serviços de saúde com cada vez mais qualidade à população. Esses exames chegam para atender especialidades que estavam represadas há anos”, disse.

“É muito importante essa parceria com uma instituição tão séria e competente como o GPACI. Quem ganha com tudo isso é o cidadão sorocabano”, destacou o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

Para a presidente do Conselho Administrativo do GPACI, Maria Lúcia Neiva de Lima, os novos exames chegam para atender os pacientes em um momento muito oportuno. “Ampliar a oferta de exames é sempre muito importante, ainda mais nesta época mais fria do ano. Esperamos que essa parceria com a Prefeitura perdure e cresça cada vez mais para atender com excelência a população”, salientou.

Também estiveram presentes no ato de formalização do termo de convênio a secretária de Governo (Segov), Samyra Toledo, que coordenou as tratativas com o GPACI, e o administrador-geral da entidade, Ricardo Diacov.

2ª fase do mutirão

As avaliações para cirurgias oftalmológicas referentes à catarata, que atenderão 701 pessoas, começaram na quinta-feira (26 de maio) e terão força-tarefa de triagem a partir do próximo dia 7 de junho. A demanda será 100% atendida, zerando essa fila no município. Ainda no setor de oftalmologia, serão realizados mais 341 procedimentos médicos de estrabismo. Serão iniciadas também cerca de 500 cirurgias para vesícula e mais de 1.000 cirurgias de hérnia.

Somente no mês de maio, foram ofertados 3.579 procedimentos pelo mutirão, entre exames de ultrassom e ressonância magnética, consultas em diversas especialidades e pequenas cirurgias, totalizando mais de 2.500 atendimentos a pacientes que estavam em fila. Foram realizados também 994 atendimentos oftalmológicos e 900 tratamentos endodônticos. O absenteísmo médio dos pacientes às ofertas de procedimentos é de cerca de 30%, apesar dos esforços das equipes da saúde para contatos e confirmações de agendamento.

As ações do Mutirão da Saúde, que tiveram início no dia 18 de fevereiro, já reduziram, na primeira etapa, para zero, a demanda de pacientes que aguardavam a litotripsia a laser (lico laser). Até o momento, foram ofertados mais de 18 mil procedimentos à população, entre consultas, exames e pequenas cirurgias, com cerca de 13.500 atendimentos. Foram realizadas, ainda, em março deste ano, 194 cirurgias bucais na Policlínica Municipal “Edward Maluf”.

Fotos: Renata Giron/Secom

 


Saúde – Agência de Notícias