Mutirão da Saúde inicia no dia 12 de fevereiro em Sorocaba

Um total de 45 mil pessoas serão atendidas na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”

Dando continuidade às diversas ações positivas no município na área da Saúde, o prefeito Rodrigo Manga anunciou, na tarde desta sexta-feira (28), no Teatro Municipal “Teotônio Vilela”, o início do Mutirão de Consultas, Exames e Cirurgias da Saúde. Um total de 45 mil pessoas serão atendidas na Policlínica Municipal de Especialidades “Edward Maluf”, a partir do dia 12 de fevereiro.

Nesta primeira etapa, serão realizadas consultas com especialistas, exames e pequenas cirurgias. Para promover a assistência do mutirão, a Prefeitura realizou um credenciamento para a contratação de empresa para prestação de serviços médicos especializados. Mais de 300 médicos atenderão nas diversas especialidades.

Além do reforço de mais médicos por meio da prestação de serviços, servidores da Secretaria da Saúde (SES) também atuarão em conjunto para otimizar os atendimentos à população.

Durante a cerimônia de lançamento do mutirão, houve uma apresentação da situação do município e do número da demanda reprimida de consultas, exames e cirurgias, deixada para trás durante muitos anos pelas gestões municipais anteriores.

A apresentação, feita pelo médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, destacou as ações em paralelo que foram realizadas pela atual Administração para ampliar a assistência na cidade. Dentre elas, estão: mutirão oftalmológico; Lico Laser (ureterorrenolitotripsia); ampliação da oferta de mamografia, de ressonância magnética; de serviços na Santa Casa, no GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil) e BOS (Banco de Olhos de Sorocaba).

Trajado de jaleco branco para homenagear todos os profissionais da Saúde, o prefeito Rodrigo Manga destacou as ações em prol da população. “Vamos zerar a fila de consultas na cidade em três meses e meio, para posteriormente reavaliar os exames e realizar as cirurgias. As gestões anteriores fizeram um descaso com a população e a humilhação acabou”, enfatizou o prefeito.

O município recebeu a soma de R$ 11.262.988, proveniente de emendas parlamentares, para realizar o Mutirão da Saúde, entre outros serviços nessa área. A quantia foi enviada pelos deputados federais Herculano Passos; Marcos Pereira; Cezinha de Madureira; Bruna Furlan; Capitão Derrite; Vitor Lippi; Jefferson Campos; Luiz Phillippe de Orleans e Bragança; Celso Russomano; Renata Abreu; Eduardo Bolsonaro e Paulo Freire.

Também participaram do evento a primeira-dama e presidente do FSS, Sirlange Frate Maganhato, e os secretários municipais Luiz Antonio Zamuner (Cultura); Cel. Vitor Gusmão (Segurança Urbana); Luciana Mendes (Jurídica); Antonio Prieto Neto (Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal); Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária); Fausto Bussolo (Administração); Fernanda Burattini (Comunicação); Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras); Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico); Marcio Carrara (Educação); Cleber Martins Fernandes da Costa (Recursos Humanos) e Paulo Henrique Marcelo (Urbanização e Licenciamento), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; do chefe de Gabinete do Executivo, André Moron; e do presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto.

Representando a Câmara Municipal de Sorocaba, compareceram os vereadores Fausto Peres, Fábio Simoa, João Donizetti e Cristiano Passos. O Secretário Especial de Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania, Robson Tuma, também esteve presente, acompanhado do deputado federal Marcos Pereira e do presidente da Câmara Municipal de Taguaí, Josué dos Santos.


Saúde – Agência de Notícias