Fotos: Sema/ Divulgação
Com 1.100 votos, a novidade lontra do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganhou, neste sábado (25), o nome de Mustelino. Uma campanha de votação foi realizada, de 3 a 18 de janeiro, uma vez que estratégia de Ensino Ambiental e fez segmento da programação próprio de férias do Zoo.
Dirigido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema), o “Quinzinho de Barros” é um dos mais completos zoológicos da América Latina. Além do lazer, o parque desempenha importante trabalho de pesquisa, conservação das espécies, bem-estar bicho e ensino ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.
Ao todo, a campanha educativa recebeu 2.431 votos. Em segundo lugar, ficou o nome Lontrino, com 846 votos. Jaguari, com 292. E Pirajibu, com 193. Todas as opções de nome possuiam relação com a espécie. Mustelino, o vencedor, se refere ao nome da família que as lontras e ariranhas pertencem, que é a Família Mustelidae.
Ao anunciar o nome da lontra, a equipe do Zoo entregou um “presente” a ele: um brinquedo feito com frango. Chamado de “enriquecimento ambiental”, na verdade são víveres e objetos preparados de forma próprio pelos tratadores dos animais e pelo Setor de Nutrição do Zoo, com o intuito de proporcionar um pouco de “diversão” a eles.
O réplica másculo de lontra chegou ao zoológico com três meses de idade. Ele foi encontrado recém-nascido e órfão, na cidade São José dos Campos (SP) e foi resgatado e zelo pela equipe de um Meio de Reparação de Animais Silvestres (CRAS).
Em todo o mundo existem 13 espécies de lontras, sendo que duas delas ocorrem no Brasil: a lontra brasileira (Lontra longicaudis) e a ariranha (Pteronura brasiliensis), que também é conhecida uma vez que lontra gigante. Ambas têm hábitos semiaquáticos e dependem dos rios e lagos brasileiros para viverem. Apesar de não estarem correndo risco de extinção, as lontras sofrem muitas ameaças, uma vez que a poluição dos rios, a construção de barragens, a caça ilícito e os atropelamentos.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é simples de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.
Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4, para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade. Crianças até 5 anos, idosos supra de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se também ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprovada essa exigência, são isentos de pagamento do ingresso.