BELO HORIZONTE, MG (UOL/FOLHAPRESS) – O bilionário Elon Musk, proprietário do X e CEO da SpaceX e Tesla, anunciou que irá lançar e realizar uma prova ao vivo da Grok 3, sua lucidez sintético, nesta segunda-feira (17). Semana passada, ele definiu a IA porquê “assustadoramente inteligente”.

 

A Grok é uma lucidez sintético generativa, semelhante ao ChatGPT e o DeepSeek. A versão 2 está disponível ao público gratuitamente por meio da web e aplicativos para iOS e Android, além de estar embutida na rede social X.

Ao anunciar o lançamento, Musk definiu o projeto porquê a “IA mais inteligente da Terreno”. Durante uma conferência de tecnologia em Dubai na última semana, ele disse confiar que a Grok 3 “será melhor do que qualquer outra coisa”.

O Grok 3 tem capacidades de raciocínio muito poderosas, logo nos testes que fizemos até agora, o Grok 3 está superando tudo o que foi lançado, pelo que temos conhecimento, logo isso é um bom sinal. Elon Musk, em conferência em Dubai

Musk prometeu reduzir um erro generalidade das IAs que é chamado “alucinações”. São dados incorretos que ficam infiltrados no software, fazendo as IAs entrarem em um loop ao tentar conseguir uma consistência lógica. Para isso, a Grok 3 irá refletir sobre dados que não são lógicos e remover o erro.

A terceira versão da IA também foi treinada usando um poder computacional maior do que qualquer outra da Grok. Em dezembro, a xAI, empresa responsável pela Grok, arrecadou US$ 6 bilhões (R$ 37 bilhões na cotação da idade) para “apressar seu desenvolvimento”.

Grok foi criada para subverter o “politicamente correto” da concorrência, segundo Musk. Diferentemente dos concorrentes, ela gera imagens de celebridades e políticos, aparentemente sem restrições, segundo o TechRadar.

Leia Também: Musk diz que sua nova IA é “assustadoramente inteligente”