A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), informa que, a partir desta terça-feira (dia 23), o Museu Histórico Sorocabano (MHS) interromperá momentaneamente as atividades ao público. O objetivo é realizar as manutenções necessárias no prédio anexo, para promover a recuperação do espaço e garantir segurança e qualidade aos visitantes.
O espaço, construído em madeira, com aproximadamente 220 metros quadrados, abriga uma cozinha, banheiros, além de armazenar parte do acervo do MHS. “A manutenção do prédio está sendo acompanhada tecnicamente pelos engenheiros e arquitetos da Prefeitura”, explica o secretário da Cultura, Luiz Antonio Zamuner.
A Secretaria da Cultura informou, na segunda-feira (dia 22), sobre a necessidade de manutenções nesse espaço ao Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico, Turístico e Paisagístico de Sorocaba (CMDP).
O MHS, por sua vez, já vem obtendo investimentos para melhorias. Recentemente, recebeu novos mobiliários para exposições.
O Museu Histórico foi criado em 1954. Inicialmente, ele ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. Em 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão datado de 1780 para a Prefeitura. Em 1968, foi inaugurado o parque que leva o nome de seu último morador – Quinzinho de Barros – e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que ocupa hoje o casarão histórico. O acervo conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e no desenvolvimento, não só da cidade, como de todo o país.