A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reabrirá, a partir desta quarta-feira (dia 5), o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e a Casa de Aluísio de Almeida para visitas gratuitas agendadas. Os espaços também receberão agendamento de pesquisadores interessados em consultar o acervo municipal.
O secretário da Cultura, Luiz Antônio Zamuner, explica que os espaços públicos serão reabertos ao público, buscando sempre garantir a segurança dos visitantes e dos funcionários, em razão da pandemia da Covid-19. O uso de máscara será obrigatório, os visitantes deverão respeitar o distanciamento social e usar álcool em gel disponibilizado nos espaços.
A visita ao MEFS poderá ser feita de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento pelo link: https://bityli.com/8Tkkp. O espaço receberá, no máximo, a visita de três pessoas ao mesmo tempo, com permanência de até uma hora. Os visitantes só poderão carregar consigo objetos pessoais, como telefone celular, câmera fotográfica (sem o uso do flash), carteira e bolsa de pequeno porte, e não será permitido tocar em nenhum objeto ou vitrine em exposição.
Já, o cidadão que deseja fazer algum tipo de pesquisa ou consulta ao acervo do museu, deve agendar a ida pelo link: https://bityli.com/IIP0S. O atendimento será de uma pessoa por dia, por, no máximo, duas horas, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, sem a presença de acompanhante. Será obrigatório o uso de luvas para o manuseio do acervo. A Secretaria da Cultura também pede atenção aos munícipes para responder o formulário, pois o pesquisador só poderá transportar os equipamentos (celular, pendrive ou notebook) e materiais (bloco de notas, lápis, caneta, etc) que estiverem descritos na ficha.
O MEFS abriga um acervo constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, tais como máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX, teodolitos e diversos outros elementos históricos. No acervo, é possível encontrar pinturas e artefatos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, além de imagens e documentos que contam a história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram.
O museu está localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone: (15) 3231.1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.
Casa de Aluísio de Almeida
Na Casa de Aluísio de Almeida, o agendamento para visitas e pesquisas acadêmicas deve ser feito pelo e-mail: casadealuisiodealmeidaihggs@gmail.com. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
A unidade pertenceu ao Monsenhor Luiz Castanho de Almeida (1904-1981), sacerdote e historiador da cidade e possui biblioteca, objetos, jornais e documentos sobre a história de Sorocaba. O local abriga também o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS).
A unidade está localizada na Rua Dr. Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3231-1669.