Uma equipe do programa “HumanizAção” se deparou, durante as ações de abordagem social na quarta-feira (4), nas proximidades da Rodoviária, com um homem, A.S., de 33 anos, natural de Itapeva (SP), que aparentava estar perdido na cidade.
Durante a abordagem especializada realizada pela equipe do Serviço de Obras Sociais (SOS), o homem relatou que passou a viver nas ruas de Sorocaba devido a dificuldades financeiras. Ele passou a dormir nas ruas e a depender da ajuda de terceiros.
“Durante a abordagem, vimos que o rapaz não era alguém habituado a estar nas ruas e, sim, parecia estar perdido na cidade. Além disso, também não apresentava sinais de dependência química ou outro tipo de problema. Ele chegou a chorar quando viu que poderia contar com o apoio do programa “HumanizAção” para retornar ao município de origem e reencontrar sua família, que era o que ele mais desejava. É importante destacar que o programa social municipal foi criado, justamente, para acolher todos os necessitados que estão em situação de rua e são várias as situações nas quais atua, dentro desse cenário. Acredito que, por isso mesmo, essa iniciativa tem tido tanto êxito, ao longo desse quase um ano e meio de trabalho”, considera o diretor de Área da Secretaria da Cidadania (Secid), Luiz Guilherme Caniello.
Antes de retornar para Itapeva, já nesta quinta-feira (5), A.S. teve à disposição todos os serviços que são oferecidos diariamente às pessoas em situação de rua, após as abordagens sociais. Ele teve acesso à alimentação saudável, banho quente, roupas limpas e lugar para o pernoite, bem como foi tratado com toda atenção e de forma humanizada pela equipe especializada que realiza as abordagens sociais. Na sequência, profissionais da Secretaria da Cidadania de Sorocaba entraram em contato com assistentes sociais do outro município e providenciaram o retorno dele ao lar.
Ações diárias continuam
O itapevense foi uma das 46 pessoas abordadas pelo “HumanizAção”, na quarta-feira (4), em 14 pontos diferentes da cidade, sendo que 30 delas aceitaram acolhimento no SOS.
As equipes vistoriaram os locais: Praça Cel. Fernando Prestes, Rodoviária, Avenida Gen. Carneiro, Avenida Cel. Nogueira Padilha, Avenida Afonso Vergueiro, Praça Pedro de Toledo, Avenida Itavuvu e Rua Miguel José Gimenez. Além disso, com informações de munícipes, os profissionais percorreram os seguintes locais: Rua Quarto Castelli, Rua Atílio Silvano, Rua Helena Angelina Dacol Manassés, Rua Francisco de Oliveira Abreu, Rua Nicolau Pereira Campos e Rua Sá Fleury.
O programa “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central, da Secretaria da Cidadania (Secid), contando com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas, e agentes do SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.
Quem tiver interesse em contribuir com esse importante programa social pode informar os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de auxílio. Os telefones para contato são: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid) e, ainda, pelos números de WhatsApp da Abordagem Social: (15) 99614-1954 e (15) 99841-6285.
Quem quiser colaborar doando alimentos não perecíveis, basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade, pelo telefone: (15) 3238-2503.
Cidadania – Agência de Notícias