O secretário de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), Antonio Prieto, recebeu, nesta segunda-feira (13), a visita do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), Antonio Domingues Farto Neto, acompanhado do capitão comandante da Polícia Militar Ambiental de Sorocaba e Região, Felipe José Leme, na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, localizada no Jardim Zulmira.
Durante a visita, o promotor, que faz parte do Grupo de Atuação Regionalizada de Defesa do Meio Ambiente (Gaema), demonstrou todo o interesse em se aproximar das ações desenvolvidas pela Sema e auxiliar nas iniciativas, com o intuito de ampliar ainda mais a proteção e o bem-estar de animais, em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
Prieto apresentou a unidade, que abriga cães e gatos vítimas de maus-tratos resgatados pela equipe da Sema, que estão à disposição para adoção responsável, como o cão Frank, que chegou com um ferimento na cabeça, com exposição óssea, provocado por objeto perfurocortante, e remoção total da bolsa escrotal, com ferimento aberto. Na unidade, o animal foi cuidado com muito carinho pelos servidores, passou por cirurgia e tratamento e, hoje, está plenamente recuperado.
Farto Neto e Felipe José Leme conheceram todas as instalações administrativas e veterinárias da Seção de Proteção e Bem-Estar da Sema, responsável também pelas castrações e microchipagem de animais domésticos, assim como os canis e gatis e a unidade móvel de urgência Resgate Patrulha Animal.
A chefe da Divisão de Zoológico e Bem-Estar Animal da Sema, Josiane Ilse, que também acompanhou a visita, falou sobre a rotina na unidade, incluindo o trabalho que é feito com animais de grande porte, como cavalos abandonados em vias públicas da cidade, que são resgatados pela Sema.
“Essa é a primeira vez que existe uma força de coalizão em Sorocaba para trabalhar no sentido de proteger o meio ambiente, encontrando juntos soluções para os desafios que aparecem. Tenho certeza que essa união fortalecerá ainda mais as ações voltadas à causa animal em nossa cidade”, comemora o secretário municipal.
Farto Neto, na visita, também falou da importância de realizar uma ação mais efetiva junto à população para que as pessoas saibam quais os órgãos que devem procurar em casos de resgates de animais domésticos e silvestres na cidade. “É muito importante a criação de um material informativo, simples e direto, que oriente o morador, para que sejam realizadas ações efetivas e não haja desperdícios de recursos materiais e humanos”, afirma o promotor.
Sobre a Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal
Na Unidade de Proteção e Bem-Estar Animal da Sema, os animais resgatados são inicialmente examinados pelos médicos veterinários e recebem o tratamento. Em seguida, são vacinados, vermifugados, castrados e microchipados, para, então, serem disponibilizados para a adoção responsável, por meio do programa permanente “D + uma chance, adote uma vida!”.
Atualmente, o espaço municipal conta com mais de 130 cães e gatos, vítimas de abandono ou de maus-tratos e, por isso, é necessário sempre encontrar novos tutores que garantam um lar seguro, com todo cuidado e amor a eles. Ao adotar um dos animais, o cidadão assina um termo de responsabilidade de adoção responsável.
Para conhecer os animais da unidade, basta entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h, pelo telefone: (15) 3202-8006, para agendar um horário. O espaço está localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira, 345, ao lado do Instituto Humberto de Campos, no Jardim Zulmira.
Meio Ambiente – Agência de Notícias