Morre o escritor gaúcho José Clemente Pozenato, autor do romance ‘O Quatrilho’

ISADORA LAVIOLA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O noticiarista e tradutor gaúcho José Clemente Pozenato, que integrou a Liceu Sul-Brasileira de Letras e a Liceu Rio-Grandense de Letras, morreu na última segunda-feira (25), aos 86 anos.

 

A informação foi confirmada pela Editora Pozenato, fundada pelo próprio responsável. “Hoje é a página mais triste dessa grande história”, diz o proclamação nas redes sociais da editora.

O responsável é principalmente espargido por seu livro “O Quatrilho”, lançado em 1985. O romance conta a história de dois casais de imigrantes italianos que vivem em uma comunidade rústico no Rio Grande do Sul nos anos 1910.

A obra foi adaptada para o cinema em 1995 pelo diretor Fábio Barreto, com Glória Pires e Patricia Pillar, e concorreu ao Oscar uma vez que melhor filme estrangeiro no ano seguinte.

Outros romances conhecidos do responsável são “O Caso do Martelo”, com um detetive que investiga um violação em uma pequena cidade interiorana, e “A Cocanha”, uma saga de imigrantes italianos à espera de um navio a caminho da América.

Pozenato nasceu em São Francisco de Paula e morreu em Caxias do Sul, onde morava. Em seu estado, assumiu o Juízo Estadual de Cultura e a Secretaria de Cultura de Caxias do Sul.

Em setembro de 2022 ele foi reconhecido com a Medalha Simões Lopes Neto, uma das maiores honrarias do Rio Grande do Sul, que condecora figuras que contribuem para a cultura e a ensino gaúcha.

O responsável estava hospitalizado para realizar um procedimento cardíaco e morreu em seguida ter complicações.

Leia Também: Ministério da Agricultura confirma ter recebido pedido de desculpas do CEO do Carrefour