O escritor Mario Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura e um dos maiores nomes da literatura em língua espanhola, morreu neste domingo (13), aos 89 anos, em sua casa em Lima, no Peru, onde vivia desde 2022. A informação foi confirmada por seus filhos por meio das redes sociais.

 

“Com profunda dor, tornamos público que nosso pai, Mario Vargas Llosa, faleceu hoje em Lima, cercado pela família e em paz”, escreveu Álvaro Vargas Llosa na rede social X (antigo Twitter). A mensagem também foi compartilhada por sua irmã, Morgana Vargas Llosa.

Na nota, os filhos destacam que a partida do autor “entristecerá seus familiares, amigos e leitores ao redor do mundo”, mas expressam consolo ao lembrar que ele teve “uma vida longa, múltipla e frutífera” e deixou “uma obra que o sobreviverá”.

 

 

De acordo com a família, não haverá cerimônia pública. Os funerais serão realizados de forma reservada, seguindo as orientações deixadas pelo próprio escritor. “Nossa mãe, nossos filhos e nós mesmos esperamos ter o espaço e a privacidade para nos despedirmos em família e ao lado dos amigos mais próximos”, diz o comunicado. O corpo de Vargas Llosa será cremado.

Nascido em Arequipa, no Peru, em 1936, Vargas Llosa foi autor de romances consagrados como A Cidade e os Cães, Conversa na Catedral e A Festa do Bode. Em 2010, recebeu o Nobel de Literatura por sua trajetória literária marcada por “cartografar as estruturas do poder” e “resistir, revoltar-se e derrotar”. Além da literatura, teve intensa atuação política e foi candidato à presidência do Peru em 1990.

Leia Também: Morre o ator Nicky Katt, do filme ‘Escola de Rock’, aos 54 anos