Morre Charles Dumont, que compôs para Edith Piaf e Barbra Streisand, aos 95

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cantor e compositor gaulês Charles Dumont, que escreveu músicas para Edith Piaf e Barbra Streisand, morreu aos 95 anos. Segundo a AFP, ele enfrentava uma longa doença.

 

Dumont compôs uma das mais icônicas músicas francesas “Non, Je ne Regrette Rien” em 1956, com letra de Michel Vaucaire. Edith Piaf recusou a gravar a música várias vezes até que, em 1960, aceitou. Depois disso, foram mais de 30 colaborações com a cantora, que morreu em 1963.

Treinado porquê trompetista, Dumont atribuía a Piaf seu sucesso. “Minha mãe me deu à luz, mas Edith Piaf me trouxe ao mundo”, disse em uma entrevista à AFP em 2015. “Sem ela, eu nunca teria feito tudo o que fiz, nem porquê compositor nem porquê cantor”.

Outra música de sucesso, também parceria com Vaucaire, foi “Le Mur”, sobre o Muro de Berlim que acabara de ser construída. Originalmente pensada para Piaf, a dupla convidou Barbra Streisand depois a invenção que a atriz de “Nasce uma Estrela” planejava gravar um disco em gaulês. O álbum, “Je m’appelle Barbra”, saiu em 1966.

A última aparição de Dumont em um palco foi em 2019, em Paris. “Quando você volta para um público que vem te ver porquê fazia há 20, 30 ou 40 anos e te dá a mesma recepção, logo eles te devolvem seus 20 anos,” disse.

Leia Também: Ator de ‘CSI’ conta que largou a carreira após tragédia familiar