Joan Plowright, uma das mais icônicas atrizes do teatro e cinema britânico, faleceu aos 95 anos. Nomeada ao Oscar pelo filme Enchanted April em 1991, ela teve uma carreira marcante que se estendeu por mais de sete décadas.

 

A atriz, que também participou de produções como 101 Dálmatas e A Casa Caiu (Bringing Down the House), ambas da Disney, morreu cercada por familiares e amigos próximos.

“Com grande tristeza, a família de Joan Plowright, Lady Olivier, comunica que ela faleceu pacificamente no dia 16 de janeiro de 2025, cercada por seus entes queridos na Denville Hall”, informou um comunicado divulgado pela imprensa internacional.

O texto ainda destacou a longa trajetória da atriz: “Ela teve uma carreira brilhante no teatro, cinema e televisão por mais de 70 anos, até que a perda da visão a afastou dos palcos. Seus últimos anos foram vividos em Sussex, sempre rodeada por amigos e familiares, compartilhando muitas risadas e boas lembranças.”

Joan Plowright foi casada com o lendário ator britânico Laurence Olivier. O casal se conheceu em 1960, durante as filmagens de The Entertainer, em que ela interpretava a filha do personagem de Olivier. Eles se casaram em 1961 e permaneceram juntos até a morte do ator, em 1989.

Em 2014, Plowright anunciou sua aposentadoria definitiva dos palcos devido à cegueira, conforme relembra a BBC.

Leia Também: Morre Paul Danan, ator de “Hollyoaks”, aos 46 anos