As primeiras imagens em seguida o cessar-fogo entre Israel e o Hamas mostram aquilo que não se via na maioria das fotografias tiradas na região nos últimos 15 meses: felicidade.

 

Um dos poucos ‘intervalos’ para sorrir aconteceu na semana passada, quando o proclamação do cessar-fogo, que entretanto foi duas vezes retardado – uma vez na quinta-feira, aquando a ratificação do documento, e outra oriente domingo, devido à exigência de Telaviv, que queria que o Hamas desse os nomes das três reféns a serem libertadas hoje.

Os nomes já são conhecidos e espera-se que elas sejam libertadas às 14 horas.

Mas antes desse momento, os festejos em Gaza: crianças sorrindo, momentos sendo fotografados em campos de refugiados, forças do Hamas nas ruas e bandeiras da Palestina.

À Al Jazeera, vários palestinos deslocados contaram porquê estão se sentindo. “Estou extremamente feliz com o cessar-fogo porque nós merecemos viver”, contou uma mulher no Setentrião de Gaza, acrescentando: “Vimos pessoas transformarem-se em pedaços, por isso oriente combinação torna-se uma boa notícia. Quero agradecer a todos os que interviram e que nos ajudaram a colocar um termo a esta guerra”.

Um palestino mais jovem contou à mesma publicação que agora é tempo de “relaxar”. “Agora é o nosso tempo de termos tranquilidade e relaxar dos horrores que vimos. Pessoalmente, só quero concluir os estudos. Têm havido muitos sonhos destruídos”.

O mesmo jovem explicou que todos estão felizes e em privativo as crianças. “Esperemos que os israelenses não violem o combinação nos próximos dias”, afirmou.

Veja as imagens na galeria supra.

Leia Também: Cessar-fogo entre Israel e Hamas entra em vigor