Uma operação extremamente rara foi realizada com sucesso pelos cirurgiões do Centro Médico de Hadassah, em Israel.
Suleiman Hassan, um palestiniano de 12 anos da Cisjordânia, sofreu uma grave lesão cerebral após ser atropelado enquanto andava de bicicleta.
O jovem foi levado de avião para a unidade de traumatologia do Hospital Hadassah, em Ein Kerem, onde foi constatado que os ligamentos que sustentavam a base posterior de seu crânio estavam gravemente danificados, causando a separação das vértebras superiores da coluna vertebral. Essa lesão é conhecida como ‘decapitação interna’.
“A operação em si é muito complicada e durou várias horas. Utilizamos novas placas e fixações na área danificada. Conseguimos salvar a criança graças à nossa experiência e à tecnologia mais inovadora na sala de operações”, afirmou o médico Einav, um dos poucos especialistas em traumatologia de Israel.
O jovem recebeu alta e os médicos estão felizes porque Suleiman não sofreu danos neurológicos. Ele continuará sendo acompanhado de perto pela equipe do Hospital Hadassah.
“O fato de uma criança como essa não ter déficits neurológicos, nem disfunção sensorial ou motora, e conseguir funcionar normalmente e andar sem ajuda após um processo tão longo, não é uma conquista pequena”, apontou Einav.
Segundo o 20 minutos, esse tipo de lesão é muito rara, especialmente em crianças, e a taxa de sobrevivência à lesão é muito baixa.
Uma publicação partilhada por המרכז הרפואי האוניברסיטאי הדסה (@hadassah_medical_center)
Leia Também: Morcego gigante ‘assusta’ internautas. Filipinos garantem que é real