Uma jovem aspirante a detectora de metais encontrou um verdadeiro tesouro em uma de suas andanças com o pai pelo campo de Suffolk, na Inglaterra.
Milly Hardwick encontrou 65 objetos antigos, entre eles machados de bronze que podem ter mais de 3 mil anos de idade!
A descoberta única está sob revisão de arqueólogos do governo britânico e pode ser comprada pelo Departamento do Tesouro.
Em entrevista à BBC, Milly, de 13 anos, disse que estava em uma pequena expedição com o pai, em busca de metais preciosos, com o auxílio do detector.
“Era minha terceira vez e eu não sabia bem o que estava fazendo”, disse a jovem. “Recebi um sinal e gritei com meu pai e quando ele começou a cavar, ele disse ‘isso pode ser um machado’, e [achei que] ele estava brincando sobre isso.”
Acredita-se que os achados datam de cerca de 1.300 a.C. Depois de encontrar os primeiros 20, pai e filha teve que cobrir o local até que os arqueólogos pudessem chegar no dia seguinte.
Ela tirou o dia de folga da escola para ir com o pai e entregar o achado ao legista local para ser enviado para revisão.
Milly afirma que se receber algum dinheiro do tesouro, ela o dividirá com o proprietário do campo. Recompensas como esta são comuns em solo britânico: alguns meses atrás, detectores de metais encontraram um tesouro de moedas de ouro datas do período anglo-saxão.
Na entrevista, a jovem também disse que pretende ser arqueóloga “quando crescer”. Enquanto isso, tem aproveitado a fama recém-conquistada e dado entrevistas a clubes de detecção amadora.
Recentemente, ela foi capa de revista na “Searcher” e sua mãe Claire conta que ela é notada quando está com seu detector de metais.
“Lembro de um dia, depois do grande achado, que ela saiu para fazer mais detecções. As pessoas a pararam na rua e bateram palmas”, disse Claire à ITV News. “É realmente incrível, né? Algumas pessoas detectam por quarenta, cinquenta anos e não encontram nada parecido”.
O Museu Smithsonian relata que a Idade do Bronze britânica começou por volta de 4.300 anos atrás, quando os antigos britânicos começaram a fundir estanho e cobre para fazer bronze.
“Isso tudo que me aconteceu é maravilhoso de todas as maneiras, e é também uma notícia feliz, ao invés daquelas notícias deprimentes que recebemos todos os dias”, completou Claire à BBC.
Não poderíamos concordar mais com você, Claire!
Assista ao vivo os ganhadores do Prêmio Razões para Acreditar, dia 07/12 às 18h! Ative as notificações clicando aqui.
Fonte: BBC News
Fotos: Reprodução / SWNS
EDUCAÇÃO – Razões para Acreditar