Fotos: Michelle Alves

Uma megaoperação integrada da Prefeitura de Sorocaba, coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Social Municipal (GCM), mais equipes do programa municipal “HumanizAção” e de outras secretarias municipais, ocorreu na região do Jardim Zulmira, na sexta-feira (24). Entre as ações, um tarega foi interditado e quatro toneladas de inservíveis recolhidos em áreas públicas.

A iniciativa mobilizou 15 viaturas e mais de 45 servidores públicos para realizar averiguações, coibir a criminalidade e eventuais irregularidades administrativas, fazer abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua.

Dez pessoas foram abordadas, com uma encaminhada para comunidade terapia, para receber tratamento de submissão química, e outras duas para leitos do Meio de Atenção Psicossocial (Caps).

Os inservíveis recolhidos eram, em sua maioria, colchões e papelão molhados, pedaços de móveis apodrecidos, além de vegetação e entulhos. Quanto ao tarega, a interdição foi feita por agentes do Setor de Fiscalização de Posturas, devido à falta de alvará de funcionamento. Outrossim, três bares foram fiscalizados, sendo que um deles foi notificado por falta de alvará de funcionamento.

Também houve serviços de zeladoria no bairro, executados por 35 reeducandos do sistema prisional semiaberto, incluindo roçagem de mato basta em próprios municipais e poda de árvores. No totalidade, 1.500 m² de extensão pública foram capinados e guias perfiladas. Os trabalhos retomam na segunda-feira (27).

Além da Sesu, a iniciativa envolve as secretarias municipais de Mobilidade (Semob); Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema); Serviços Públicos e Obras (Serpo), Saúde (SES); Cidadania (Secid), além da Ouvidoria Universal do Município e Serviços de Obras Sociais (SOS).

“Retornar com essa megaoperação no Jardim Zulmira é prometer a atenção do Poder Público Municipal aos moradores do bairro, coibindo ocorrências de qualquer tipo nos pontos visitados. Com isso, mantemos a segurança controlada, muito porquê o serviço de zeladoria em dia, tornando essa região e adjacências um sítio mais tranquilo e seguro de se viver”, ressaltou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Mediano de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.

Em relação ao “HumanizAção”, a população pode colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e guarida, assim porquê doando roupas, cobertores e provisões. Os contatos são pelo WhatsApp (15) 99666-2636, 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS, e (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid).