Fotos: Michelle Alves, Seplan e Semob
Uma megaoperação integrada da Prefeitura de Sorocaba, coordenada pela Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), com a Guarda Social Municipal (GCM), mais equipes do programa municipal “HumanizAção” e de outras secretarias municipais, ocorreu na região do Jardim Zulmira, na quinta-feira (19). Ao todo, 62 pessoas foram abordadas, sendo que quatro delas foram encaminhadas comunidade terapia para tratamento de subordinação química e outras quatro para leitos do Meio de Atenção Psicossocial (Caps).
A ação mobilizou 25 viaturas e mais de 50 servidores públicos para realizar averiguações, coibir a criminalidade e eventuais irregularidades administrativas, fazer abordagens sociais e o mapeamento de pessoas em situação de rua. Também foram realizados serviços de zeladoria no bairro, porquê troca de lâmpadas queimadas da rede de iluminação pública, roçagem de mato tá em próprios municipais e poda de árvores. No totalidade, foram capinados quatro quilômetros de passeio público.
Durante a megaoperação realizada até as 22h, foram recolhidos 12 caminhões de materiais inservíveis abandonados nesses locais, tais porquê colchões e papelão molhados, pedaços de móveis apodrecidos, entre outros, além de vegetação e entulhos.
Durante a operação, dois bares foram notificados por falta de alvará de funcionamento, sendo que um deles também foi interditado por meandro de finalidade. Outro estabelecimento foi multado, por falta de alvará de funcionamento.
À noite houve blitz pela GCM e Secretaria de Mobilidade (Semob), na qual foram emitidas 30 autuações por infrações de trânsito, sendo que uma moto e três veículos acabaram apreendidos.
Na megaoperação, 10 pessoas puderam retornar ao seus lares em outras cidades. Isso acontece quando os mesmo desejam e não necessitam de cuidados de saúde física e mental naquele momento.
Além da Sesu e da Semob, a iniciativa envolve as secretarias municipais de Gabinete Medial (SGC); Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan); Meio Envolvente, Proteção e Muito-Estar Bicho (Sema); Serviços Públicos e Obras (Serpo), Mobilidade (Semob); Saúde (SES); Cidadania (Secid), além da Ouvidoria Universal do Município, Instituto Humberto de Campos e Serviços de Obras Sociais (SOS).
“A megaoperação integrada visa coibir a ocorrência de qualquer tipo de irregularidade nos pontos visitados, garantindo a segurança e o bem-estar dos moradores da região do Jardim Zulmira adjacências. Para prometer a eficiência da força-tarefa, unimos diversas pastas municipais e com o seu importante trabalho, dar novidade vida a esse bairro, trazendo tranquilidade a todos os moradores e lutando contra a criminalidade”, ressaltou o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.
Os munícipes podem sempre acionar as forças de segurança, em caso de constatação de perturbação do sossego, eventos clandestinos ou outras irregularidades. O contato pode ser feito pelos telefones: 153 (GCM) e 190 (PM) ou, ainda, pelo site da Prefeitura (on-line), na Medial de Atendimento ao Munícipe, 24h por dia, sete dias por semana: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento.
Em relação ao “HumanizAção”, a população pode colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua, necessitando de cuidados e protecção, assim porquê doando roupas, cobertores e víveres. Os contatos são pelo WhatsApp: (15) 99666-2636, também 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS, e (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid).