É impossível negar que as bebidas energéticas são populares. Infelizmente, segundo Sermed Mezher, um médico, citado no Mirror, o consumo excessivo pode provocar diferentes problemas, incluindo lesões renais graves. 

 

Primeiro explica que “o proeminente texto de cafeína pode aumentar a pressão sanguínea”, o que, com o tempo, desculpa danos no coração. 

Além disto, “a pressão arterial elevada pode ser um fator de risco para a doença renal, uma vez que danifica os pequenos vasos sanguíneos dentro dos rins, prejudicando a sua eficiência”.

“Muitas pessoas usam estas bebidas porquê uma selecção à chuva, pensando que estão se hidratando, mas não apercebe que a cafeína pode ter um efeito diurético, o que significa que faz com que o corpo perda mais chuva do que perderia de outra forma”, acrescenta. Se não compensarem leste efeito com ingestão de líquidos podem finalizar por provocar danos aos rins.

Também alerta para as quantidades elevadas de açúcar que estas bebidas contêm e avisa que “a cafeína e outros aditivos, porquê a taurina e o guaraná, são capazes de provocar a constrição dos vasos sanguíneos e solevantar o ritmo cardíaco, colocando um stress suplementar nos rins”.

Leia Também: Como aliviar os sintomas de uma infecção urinária: dicas de especialista