SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O MEC (Ministério da Ensino) abriu nesta quarta-feira (15) a consulta de vagas para o processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2025, sistema que reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior do país. A maioria das instituições participantes é da rede federalista de ensino superior, com destaque para universidades e institutos federais.

 

Ao todo, serão ofertadas 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país. Segundo o MEC, até a orifício das inscrições, nesta sexta-feira (17), esses dados podem ser alterados em decorrência de ajustes no sistema.

O período de letreiro será entre 17 e 21 de janeiro. Podem concorrer todos os candidatos que realizaram o Enem (Inspecção Vernáculo do Ensino Médio) 2024 e que não obtiveram zero na prova de redação. Treineiros também não podem participar.

A letreiro é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Entrada ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de vaga. Ao se inscrever, ele deverá obrigatoriamente preencher o cadastro socioeconômico e confirmar a verdade das informações prestadas. Depois, optar, em ordem de preferência, por curso(s), vez(s), lugar(is) de oferta e instituição(ões). 

Esta edição do Sisu já contempla as vagas disponíveis para o Pé-de-Meia Licenciaturas, que é secção do programa Mais Professores para o Brasil, novo programa do MEC para incentivar a formação e a permanência de professores na curso. Serão mais de 68 milénio vagas para os estudantes. O auxílio para a bolsa será de R$ 2.100, além do salário, por até dois anos.

Nascente ano, os estados com mais vagas ofertadas no Sisu são Minas Gerais (34.049), Rio de Janeiro (28.424), Bahia (22.889) e Paraíba (21.268). As Universidades Federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) são as que oferecem mais vagas: 9.050 e 8.683, respectivamente. Entre os institutos federais, o do Ceará (IFCE) é o que tem mais vagas (6.022), seguido pelo Instituto Federalista de São Paulo (IFSP), com 5.675, e pelo Instituto Federalista da Paraíba, com 2.850.

O Sisu 2025 ainda terá 14.521 vagas de proporção tecnológico em cursos variados, uma vez que: energias renováveis; gestão de dados, tecnologia da informação; ciência dos dados; estudo e desenvolvimento de sistemas; redes de computadores; telemática; sistemas para internet; sistemas de telecomunicações, entre outros.

Por meio do Portal Único, os estudantes podem conferir as oportunidades ofertadas e quais os cursos oferecidos. Para isso, basta clicar em “Consultar ofertas de vagas” e usar a instrumento de pesquisa para explorar as opções de cursos por nome, instituição e localização.

CRONOGRAMA DO SISU 2025

– Consulta às vagas: 14.jan
– Letreiro: 17 a 21.jan
– Chamada regular: 26.jan
– Matrícula ou registro acadêmico junto à instituição: 27 a 31.jan
– Sintoma de interesse na lista de espera: 26 a 31.jan
– Convocação dos selecionados pela lista de espera: 12.fev a 30.set