SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – O Real Madrid muito que tentou, mas apesar de mais um gol de Mbappé, não conseguiu ir além de um empate em 1 a 1 com o Atlético no Santiago Bernabéu, em clássico válido pela 23ª rodada do Campeonato Espanhol, neste sábado (8).

 

Julián Alvarez abriu o placar para o Atlético de Madri no primeiro tempo, de pênalti. A finalização do atacante prateado foi a única – dos dois times – na direção do gol durante os 45 minutos iniciais.

Mbappé empatou para o Real Madrid logo no início do segundo tempo. Os donos da mansão tiveram várias chances de virar o jogo, mas pararam em uma atuação inspiradíssima de Oblak, que terminou porquê o grande responsável pelo empate.

Com o resultado, o Real Madrid chega a 50 pontos e segue na liderança do Espanhol, seguido de perto pelo próprio Atlético, que soma 49. O Barcelona (45), que ainda joga na rodada, pode aproveitar o empate para recostar na dupla.

Antes da partida, Marcelo foi homenageado no Santiago Bernabéu. Ele entrou no gramado com os filhos, e foi ovacionado pelos jogadores e torcedores. Depois, ele recebeu de Luka Modric uma camisa emoldurada, assinada pelo elenco.

O Real Madrid visitante o Manchester City na próxima terça (11). A partir das 17h (de Brasília), as equipes se enfrentam pelo jogo de ida dos playoffs da Liga dos Campeões da Europa, em Manchester.

Já o Atlético, com lugar reservado nas oitavas da Champions, só volta a jogar no próximo sábado (15). Os comandados de Simeone encaram o Celta de Vigo, pelo Espanhol, a partir das 14h30 (de Brasília).

Porquê foi o jogo
O Real Madrid ditou o ritmo do jogo no primeiro tempo, mas o Atlético abriu vantagem. Os donos da mansão tiveram mais de 60% da posse de globo, mas não conseguiram fabricar chances reais de gol. Os visitantes praticamente só se defenderam – muito muito, por sinal -, e acabaram premiados com um pênalti em uma das raras investidas no ataque. Alvarez bateu muito para tirar o zero do placar.

A viradela não veio nos primeiros minutos do segundo tempo por um pormenor. Em seis minutos, o Real Madrid foi muito mais perigoso que em todo o primeiro tempo, e criou três chances claras. Bellingham foi travado dentro da superfície, mas viu Mbappé aproveitar o rebote e empatar. Dois minutos depois, o meia inglês acertou o travessão depois toscanejar à queima-roupa.

O Real Madrid seguiu em cima do Atlético, mas parou em grande atuação de Oblak. O goleiro esloveno fez, ao menos, cinco intervenções importantíssimas. Quando ele não defendeu, Rodrygo mandou para fora. Apesar da pressão dos anfitriões até o termo, a paridade permaneceu.

Gols e principais lances
Passou perto! Aos 13′, Samuel Lino dominou com liberdade pelo meio e avançou até a ingressão da superfície. Ele bateu poderoso, réptil, e a globo saiu por muito pouco.

Para fora! Aos 19′, Valverde recuperou a globo no campo de ataque e acionou Vini Jr, que avançou até a ingressão da superfície, cortou para o meio e bateu. A globo passou perto e assustou Oblak.

0x1: Pênalti! Aos 33′, depois revisão no VAR, o avaliador marcou pênalti de Tchouaméni em Samuel Lino. Julián Alvarez bateu com cavadinha, no meio do gol, e deslocou Courtois, que caiu para a direita

1×1: Aos 4′ do segundo tempo, Rodrygo se desvencilhou muito da marcação pela direita e cruzou réptil. Bellingham bateu de primeira, mas foi travado. No rebote, Mbappé finalizou de primeira e deixou tudo igual.

No travessão! Aos 6′, Vini Jr recebeu pela esquerda, invadiu a superfície com liberdade e cruzou. Bellingham chegou cabeceando e acertou o travessão.
Oblak! Aos 11′, em lance muito parecido ao anterior, Vini Jr invadiu a superfície pela esquerda e cruzou para Bellingham. Desta vez, o inglês acertou o meta, mas o goleiro esloveno segurou.

Oblak de novo! Aos 25′, Rodrygo recebeu de Vásquez na superfície e, mesmo sem ângulo, bateu poderoso. O goleiro do Atlético fez boa resguardo.
Que pressão! Aos 26′, Vini Jr. fez uma linda jogada pela esquerda, deixou dois marcadores para trás, invadiu a superfície e bateu cruzado, muito poderoso. Oblak espalmou de novo.

Salva Oblak! Aos 28′, Rodrygo bateu falta da esquerda com muita curva. A globo passou por todo mundo na superfície e foi direto para o gol, no cantinho. O goleiro do Atlético estava lá para espalmar e evitar o rebote na sequência.

Quase um golaço! Aos 37′, Vini Jr. aplicou um drible da vaca no marcador e cruzou para Rodrygo, que dominou com liberdade na ingressão da superfície e bateu posto. A globo saiu rente à trave. Desta vez, Oblak não alcançaria.

FICHA TÉCNICA

REAL MADRID 1 X 1 ATLÉTICO DE MADRI

Data e horário: 8 de fevereiro (sábado), às 17h (de Brasília)
Competição: Campeonato Espanhol – 23ª rodada
Lugar: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, na Espanha
Perito: César Soto Grado
Assistentes: Carlos Álvarez Fernández e Rubén Becerril Gómez
Cartões amarelos: Ceballos (RMA); Lenglet, Galán, Sorloth (ATM)
Gols: Julián Alvarez (ATM), aos 33 minutos do primeiro tempo; Mbappé (RMA), aos 4 minutos do segundo tempo.

Real Madrid: Courtois; Lucas Vázquez (Modric), Tchouaméni, Asencio e Fran García; Ceballos (Camavinga), Valverde e Bellingham; Rodrygo (Brahim Díaz), Vinícius Júnior e Mbappé. Técnico: Carlo Ancelotti.

Atlético de Madri: Oblak; Llorente, Giménez, Lenglet e Javi Galán (Reinildo); De Paul (Correa), Barrios, Simeone (Molina) e Samuel Lino (Koke); Griezmann e Julián Alvarez (Sorloth). Técnico: Diego Simeone.