Com recta a desperdício de pênalti de Mbappé, o Real Madrid foi derrotado, nesta quarta-feira, pelo Athletic Bilbao, no estádio San Mamés, por 2 a 1, em duelo avançado da 19ª rodada do Campeonato Espanhol. Com o resultado, o time do técnico Carlo Ancelotti permanece com 33 pontos e fica a quatro do líder Barcelona.
Com grande pedestal dos torcedores que lotaram o San Mamés, o Athletic Bilbao dominou a primeira lanço. Com poderoso marcação, o time da moradia esteve menos com a esfera, mas foi mais efetivo no ataque.
Logo aos cinco minutos, Nico Williams forçou o goleiro Courtois a fazer boa resguardo. O Real respondeu com Mbappé. O atacante gaulês chegou a fazer um gol, as o lance foi invalidado pelo VAR, que acusou impedimento. No mesmo lance, o VAR analisou um pênalti em Rodrygo, que não foi confirmado.
O Athletic teve sua grande chance de marcar na primeira lanço aos 29 minutos, quando Iñaki Williams fez formosa assistência de calcanhar para Berenguer, mas a epílogo não foi boa.
Sem s companhia de Vinícius Júnior (machucado), Rodrygo se movimentou por boa secção do campo e tentou organizar jogadas, mas não teve muito sucesso.
O Athletic Bilbao voltou para o segundo tempo impondo maior pressão e por várias vezes ficou com os dez jogadores de risca no campo de ataque.
O gol não demorou a trespassar. Aos oito minutos, Nico Williams cruzou da esquerda, Courtois espalmou para frente e Berenguer empurrou para dentro da meta para fazer 1 a 0.
O clima no San Mamés ficou ‘enlouquecido’, mas o Real tentou assim mesmo lastrar a partida. Aos 21, Rudiger quase empata, ao ajustar a trave. Mas o zagueiro teuto foi atingido no lance pelo goleiro Agirrezabala. O juiz deu pênalti, que Mbappé cobrou e o goleiro do Athletic Bilbao defendeu.
A pressão contrária da torcida e o pênalti perdido não diminuíram o ímpeto do Real, que conseguiu o empate aos 33 minutos, com Bellingham, que pegou rebote de Agirrezabala posteriormente pontapé de Mbappé.
O problema para o Real foi o erro de Valverde no campo defensivo, aos 36 minutos. Guruzeta roubou a esfera e fez o segundo do Bilbao na saída de Courtois.
Ancelotti colocou Endrick, aos 42 minutos, na procura do empate, mas o time merengue não teve forças, diante de um rival que soube se tutelar nos minutos finais.